Notícia

Alagoinhas: Nova etapa de ações na Central acontece nesta sexta e sábado

Jul 31
  2020

Medidas sanitárias para proteger a população do contágio da Covid-19 continuam intensificadas em Alagoinhas. Somando-se aos inquéritos epidemiológicos iniciados nos bairros mais populosos, desde o dia 17 de julho, profissionais das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância seguem um cronograma de ações na Central de Abastecimento que incluem blitz educativa, triagem e aplicação de testes rápidos.

No último sábado (25), a ação de testagem da Secretaria de Saúde (SESAU) foi aberta à população em geral e na segunda (27) e terça (28), os testes rápidos foram direcionados somente aos permissionários. O teste rápido verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção dos anticorpos IgG e IgM, utilizando uma mostra de sangue capilar (picada na ponta do dedo).

Durante as ações realizadas neste três dias, 1146 pessoas foram testadas. Deste total, cerca de 8% apresentaram IgG reagente, ou seja, apresentaram anticorpos indicando que já tiveram a infecção e estão recuperadas, e aproximadamente 23% das pessoas apresentaram IgM reagente, o que indica infecção ativa pelo coronavírus.

Os pacientes que apresentam resultado positivo são imediatamente avaliadas por profissional médico, com os devidos encaminhamentos e protocolos de isolamento, e incluídos no monitoramento da Vigilância.

De acordo com a secretária de Sáude, Rosânia Rabelo, a ideia é o rastreamento da doença no município para auxiliar nas tomadas de decisões e providências, além de obter estatísticas mais fiéis à realidade. “O número de casos vem aumentando porque o município está testando mais, fizemos um investimento fundamental em testes rápidos para que a gente possa fazer o mapeamento epidemiológico do vírus e, com isso, identificar os casos e fazer o trabalho de isolamento desses pacientes, prevenindo novas contaminações”, afirmou a secretária

Nesta sexta-feira (31) e no sábado (1), as equipes de saúde voltam à Central de Abastecimento, das 7h às 13h, com novas etapas das ações de testagem da população em geral.

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis