Notícia

Certificado do Selo UNICEF é entregue a 26 municípios baianos

Dez 16
  2020

Teve inicio na manhã da terça-feira (15), na sede da UPB, a entrega dos certificados dos vinte e seis municípios baianos que foram contemplados com o Selo UNICEF ((2017-2020). Eles fazem parte dos 431 municípios de 18 estados do semiárido brasileiro e da Amazônia Legal que conseguiram alcançar os resultados propostos pelo UNICEF, colocando os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal.

A certificação foi dividida em dois dias, terça e quarta, 15 e 16 de dezembro, devido às imposições do atual protocolo sanitário adotado em face à pandemia. Nesta terça, 12 municípios foram contemplados. Além da coordenadora do UNICEF na Bahia, Helena Oliveira, a cerimônia contou com a presença dos prefeitos e representantes dos municípios certificados pelo Selo UNICEF na Bahia e da coordenadora de Desenvolvimento Social da UPB, Renata Lacerda.

Selo UNICEF 

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido, que se comprometeram a priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas, com metas e indicadores claros. Ao longo desses quatro anos, o UNICEF acompanhou os municípios, capacitou gestores públicos e forneceu apoio técnico para a formulação e fortalecimento de políticas públicas, a partir de uma metodologia baseada nas prioridades do UNICEF para o Brasil: alcançar crianças e adolescentes excluídos, melhorar a qualidade das políticas públicas existentes para crianças e adolescentes, prevenir e enfrentar as formas extremas de violência contra meninas e meninos e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.  

Alcançar 1.924 municípios que participaram do Selo UNICEF só foi possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos como Instituto Claro, Fundação Itaú Social, Enel, Coelba, Cosern, Celpe, BNDES, RGE, Energisa e Equatorial Energia.  

Sobre o UNICEF 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em www.unicef.org.br e no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.  

 

 

 

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis