Notícia

Com 12 mil imunizados, Ilhéus bate recorde em vacinação do H1N1

Mar 25
  2020

 

Ao todo, 12 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe ao longo de dois dias de vacinação, iniciado segunda-feira (23) em Ilhéus. O número é recorde em apenas dois dias de campanha, que aconteceu em 14 pontos da cidade. Focada em idosos e profissionais de saúde nesta primeira fase, o resultado se deve a uma ação conjunta do Gabinete de Crise e Secretaria de Saúde (Sesau). A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até 16 de abril.

 

O número alcançado de imunizados nestes dias superou as expectativas do Setor de Imunização, que coordenou todos os trabalhos em campo com a finalidade de evitar as famosas aglomerações, o que às vezes acontece nas filas dos postos de saúde e nas salas de vacina. A recomendação dos órgãos oficiais de saúde no país era somente uma: fazer com que cada idoso tomasse a dose com segurança.

 

Em meio à pandemia do Coronavírus, algumas mudanças preventivas foram adotadas no município de Ilhéus, como a imunização em esquema “drive thru”, em que não é preciso sair do carro para receber a dose da vacina. Foi o caso do aposentado Raimundo Silva Santos, de 68 anos, morador do bairro Hernani Sá. Ele disse que no caso de não haver esse sistema, ele não teria ido tomar a vacina.

 

“Muito bom isso, pois as pessoas estão meio receosas com esse vírus. A vacinação chegou em boa hora e me ajudou demais. Se eu fosse me vacinar e tivesse que sair do carro, eu não ia, pois o Coronavírus está por aí”. A dona de casa Darlene Silva, de 65 anos, compartilhou da mesma opinião. “Foi ótimo, pois a gente não se expõe. Fui vacinada e já estou protegida, pelo menos da influenza”, comentou.

 

O que você pode fazer para tomar a vacina da gripe com segurança

 

Mantenha distância de dois metros entre as pessoas da fila; não cumprimente ninguém, inclusive os profissionais, com apertos de mão, beijos ou abraços; evite ficar conversando com os outros na fila; não toque nas paredes ou em outras superfícies; reforce a etiqueta da higiene e não encoste as mãos no rosto.

 

A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul, inclusive o H1N1. O idoso, ao se prevenir do vírus influenza, ajuda em um possível diagnóstico entre a Covid-19 e uma gripe. Especialistas na área da saúde reforçam a informação de que os casos do novo vírus estão em fase ascendente e a temporada da gripe está chegando. O município de Ilhéus ainda não registra caso confirmado de Coronavírus.

 

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis