Notícia

Dia da Chapada Diamantina é comemorado com sessão especial na ALBA

Abr 15
  2019

Prefeitos, deputados e empresários participaram da sessão especial que homenageou o Dia Estadual da Chapada Diamantina, uma das principais zonas turísticas da Bahia, na manhã desta sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Esse ano a região celebra dois anos da criação da data, que teve como base projeto da deputada estadual Ivana Bastos. "Estamos reunidos aqui hoje para comemorar, reconhecer e estimular a promoção da sustentabilidade turística, cultural e ambiental dessa região que é o coração da nossa Bahia", afirmou a deputada.

Presente no encontro, o prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, João Lúcio Carneiro disse, “é uma satisfação muito grande poder celebrar esse dia, o dia da nossa Chapada Diamantina, que é sem dúvida, a região mais bonita do país. Precisamos consolidar isso em políticas públicas para fortalecer cada vez mais a indústria do turismo e do agronegócio, pois é uma região de muitas riquezas. Temos o melhor café e contamos com os melhores atrativos do Brasil”, destacou.

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, elogiou proposição e efetivação do Dia da Chapada, “que tem um potencial grande na agricultura, na cultura e no turismo. Poucas regiões no mundo têm a beleza da Chapada, e a gente sente um compromisso forte das pessoas que ali vivem com a sociobiodiversidade. É uma das regiões que as pessoas visitam e saem de lá energizadas”.

O último a homenagear a Chapada Diamantina foi o senador Otto Alencar, que relatou fatos da história da região. “A chapada é a caixa d’água da Bahia, porque lá nascem praticamente todos os rios que formam o abençoado Rio Paraguaçu, que sustenta os baianos”. O senador conclamou a todos para a preservação da natureza na Chapada, para salvar todos os rios, porque o problema do mundo e da humanidade no futuro vai ser a falta de água. Não há outro elemento na natureza que substitua a água”, alertou.

Entre os gestores municipais que prestigiaram o evento estavam os prefeitos de Marcionílio Souza, Adenilton Meira; de Mucugê, Manoel Luz; de Coaraci, Jadson Albano; de Jussiape, Eder Aguiar, e de Lajedinho, Marcos Mota.

A mesa contou também com a presença do deputado Eduardo Alencar, do comandante de policiamento regional da Chapada (CPR), coronel Valter Araújo, do chefe de gabinete, tenente-coronel Jadson Almeida, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Teles; do superintendente de Serviços Turísticos, Jorge Ávila, representando o secretário de Turismo Fausto Franco e do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Emílio Tapioca, representando a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis