Notícia

Encontro promove integração de associações municipalistas do Nordeste

Set 8
  2020

Por iniciativa da UPB, entidades apresentaram experiências implementadas no período da pandemia

Trocar experiências exitosas para o fortalecimento regional dos municípios nordestinos. Foi com esse objetivo que ocorreu nesta terça-feira (8) o I Encontro das Associações Municipalistas da Região Nordeste, com a participação de secretários executivos e equipes técnicas dessas entidades. O encontro realizado na plataforma virtual Zoom mostrou como a crise gerada pela pandemia do coronavírus exigiu comprometimento e inovação das associações no assessoramento dos municípios.

A iniciativa da realização do evento partiu da União dos Municípios da Bahia (UPB). O superintendente da entidade, Leonardo Minho, abriu as falas destacando a importância do alinhamento técnico e institucional das entidades para firmar um posicionamento nacional. “Cada região tem suas peculiaridades. Então é imprescindível que nós secretários executivos e técnicos possamos dar esse suporte para que esse alinhamento aconteça. Discutir pautas que são pertinentes para que tenhamos um discurso universalizado, com um direcionamento mais forte a nível nacional”, defendeu Minho.

O superintendente também apresentou os resultados conquistados pela UPB no período e comemorou o envolvimento da equipe para criar soluções que atendessem as demandas dos municípios. Entre os números alcançados estão 16 capacitações realizadas online, com abrangência de 2 mil participantes, 296 informes e orientação para captação de 100% das emendas parlamentares. “Não houve nenhuma desfiliação à entidade durante a pandemia, justamente pelo assessoramento de excelência prestados aos gestores, feito em regime de plantão pela nossa equipe no período”, afirmou Leonardo Minho.

Secretários executivos e representantes das associações municipalistas do Ceará (APRECE), Pernambuco (AMUPE), Piauí (APPM), Rio Grande do Norte (FEMURN), Paraíba (FAMUP), Alagoas (AMA), Sergipe (FAMES) e do Maranhão (FAMEM) relataram a experiência de oferecer o suporte aos municípios neste momento inédito para as administrações públicas.

 Soluções como aplicativos, reforço nas ferramentas de comunicação, articulação institucional com secretários de saúde, da educação e governos estaduais, convênio com universidades e o atendimento especializado das equipes técnicas foram apresentadas como algumas das ações implementadas no período, que geraram resultados positivos.

A intenção dos participantes é que esse intercâmbio se torne permanente para favorecer a troca de experiências exitosas entre as associações e agregar valor à representação das entidades para contribuir na melhoria da qualidade vida da população. O próximo encontro será organizado pela Associação dos Municípios do Ceará (APRECE).

 

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis