Notícia

Eures defende unidade do Nordeste em congresso pernambucano de municípios

Abr 5
  2018

Evento foi aberto nesta quinta-feira (5)

Convidado do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, aberto nesta quinta-feira (5/4) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o presidente da UPB, Eures Ribeiro, reforçou a necessidade de unidade dos municípios do Nordeste pelo desenvolvimento da região. O gestor, prefeito de Bom Jesus da Lapa no Oeste baiano, foi debatedor da mesa “Desafios e Oportunidades dos Municípios na Implementação dos ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

De acordo com Eures Ribeiro, o Nordeste brasileiro “sempre esteve relegado a segundo plano”, na política nacional. “Experimentamos, recentemente, ações que beneficiaram a população, mas continuam os municípios como principais articuladores do desenvolvimento local”, frisou. Para Ribeiro, os indicadores mostram que há muito a superar. “Estruturar os municípios entorno de uma agenda comum, colocando os prefeitos como principais parceiros no ODS é fundamental para alcançar esses objetivos”, reforçou ao agradecer à Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e seu presidente, José Patriota, pelo convite.

Com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Meta Global, Ação Municipal”, o 5º Congresso  Pernambucano de Municípios, reúne, nesta quinta e sexta (5 e 6/4) prefeitos, especialistas, autoridades e o público em geral.  O evento tem como tema Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) , uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, todas relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.