Notícia

Feira de Santana respeito às religiões de matrizes africanas

Jan 21
  2019

O prefeito Colbert Filho recebeu a Medalha da Gratidão, homenagem do povo do axé, durante a inauguração de um templo, no Papagaio. Ele destacou o respeito que tem as religiões de matriz africana e que apoia as iniciativas contra o preconceito em todas suas nuances.

“Esta homenagem é para o povo de Feira de Santana, que represento e que muito me honra. Respeito as crenças e todas as manifestações que delas advém”, afirmou o prefeito. Lembrou que o município está realizando o levantamento do número de terreiros que existem em Feira de Santana. “É um bem cultural”.

O sacerdote Walter Júnior enfatizou que antes, os povos do axé eram tratados de forma secundária, mas quando o sagrado aparece, a origem da pessoa não é perguntada. “Nossos templos são as nossas casas e este povo existe e somos candomblezistas”, afirmou. 

O novo templo inaugurado é o Inzó Kwa Ngua Mukunga, de linhagem banto angolano, e tem como sacerdote Sara Tata Deninksi Indembuka. E o som dos ataques mais os cânticos religiosos foram ouvidos fortes.

Para Lourdes Santana, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas, a criação de mais um templo significa o fortalecimento do sentimento de religiosidade dos negros. “A religião, sob todos os sentidos, nos une e nos torna mais fortes a cada dia”.



Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis