Notícia

Frente Parlamentar pelo Saneamento inicia trabalhos na Região Nordeste

Ago 12
  2019

Evento acontecerá na sede da União de Municípios da Bahia, dia 19 de agosto, das 14 às 20 horas, e deverá reunir deputados federais, governadores e secretários estaduais de toda região.

 

Após o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento, realizada em 29 de maio, em Brasília, na Câmara dos Deputados, as ações dos deputados e senadores, junto com a sociedade civil, se dirigem agora para a criação dos grupos de trabalho nas regiões do país. A região Nordeste foi selecionada para ser a primeira a discutir como o saneamento básico pode avançar entre seus nove estados.

“Houve um série de fatores que nos levaram a selecionar o Nordeste como a primeira região do país a ser trabalhada: primeiro, pela premência do tema na região, e segundo pela coincidência de termos nesta mesma data o início da Climate Weeks em Salvador, evento da ONU que discute os efeitos da mudança climática na América Latina e Caribe”, aponta o deputado federal Enrico Misasi, idealizador e coordenador geral da Frente Parlamentar pelo Saneamento.

Os temas do encontro deverão estar atrelados a questões como o desenvolvimento de projetos regionalizados, principalmente por meio de consórcios intermunicipais. “A realidade brasileira indica que a maioria dos nossos municípios não possuem mais do que 50 mil habitantes. Algumas cidades, como Madre de Deus, aqui na Bahia, não chegam nem a 25 mil. Fica praticamente impossível caminhar no desenvolvimento de estudos, planos e projetos, sem nos unirmos com as cidades que estão em nosso entorno”, garante Jeferson Andrade, prefeito de Madre de Deus e presidente do Consórcio Somar, que reúne quatro cidades do recôncavo baiano.

“De fato, o próprio Plano Nacional de Saneamento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que são as leis que regem o tema no país, indicam que o único caminho para a solução dos problemas de esgoto, tratamento de água, drenagem e gestão de resíduos é a regionalização. Esse é o modelo que queremos disseminar em todas a reuniões regionais que iremos realizar nos próximos meses”, afirma Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, entidade que vem auxiliando a Frente Parlamentar na realização das ações, reuniões e eventos.

O encontro também deverá falar sobre o meio ambiente urbano, os esforços do poder público como agente de mudança nos números do saneamento, além de analisar as questões inerentes à regulação, normatização e compliance nas obras de infraestrutura.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas no assunto, com inscrições gratuitas pelo site www.frentepelonsamento.com.br/nordeste , até o preenchimento total das vagas. Será dada prioridade de entrada para governadores, prefeitos, secretários de infraestrutura e meio ambiente, além de membros do ministério público.



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis