Notícia

Gestores municipais se reúnem para discutir a pauta ambiental na Bahia

Ago 27
  2020

Encontro foi promovido pela Sema e Inema e contou com a parceria da UPB

Prefeitos, secretários e técnicos municipais de Meio Ambiente, representantes de municípios baianos, participaram do II Encontro de Gestores Ambientais da Bahia, realizado nesta quinta-feira, 27 de agosto. O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e contou com a parceria do Ministério Público do Estado, da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia.

Presente no encontro, representando o presidente da UPB, Eures Ribeiro, o diretor da entidade e prefeito de Caculé, Beto Maradona, ressaltou a importância da participação da União dos Municípios da Bahia no evento. “Como estamos em um processo eleitoral é de fundamental importância que os novos gestores consigam implantar políticas públicas dentro dos seus programas de governo para que sejam executados nos próximos quatro anos. Então é essencial que a Sema participe junto com a UPB nessa elaboração e inclusão da área ambiental”, afirmou.

Maradona enfatizou ainda que seria importante incluir essas políticas públicas voltadas ao ambiente desde muito cedo. “Precisamos incluir essas políticas públicas voltadas ao ambiente desde o início, na escola, com as crianças para que possam crescer com essa mentalidade diferente da maioria da nossa geração”, finalizou.

O secretário Estadual de Meio Ambiente, João Carlos, afirmou que é preciso reconhecer os desafios e a necessidade de uma construção coletiva. “O grande desafio da sociedade moderna é repensarmos sobre desenvolvimento sustentável. E quero aqui convocar vocês que estão nos municípios para ter essa nova visão da sustentabilidade. Pois é no município que tudo acontece”, destacou.

O presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FECBahia) e prefeito de Capela do Alto Alegre, Ney Novais, destacou o trabalho conjunto e aproveitou a oportunidade para parabenizar a SEMA pela organização do evento. “É muito importante o fortalecimento dos municípios com trabalho em equipe e com diálogo”.

Durante o evento ocorreu a primeira reunião do Fórum Estadual de Gestores do Meio Ambiente, que foi criado no Encontro do ano passado. O intuito é fortalecer ações, oportunizando um espaço de diálogo e de trocas de experiências entre os órgãos ambientais do Estado da Bahia e dos representantes dos municípios baianos.

A programação contou também com debates sobre licenciamento e fiscalização; educação ambiental nos municípios; compensação ambiental; e ações para o desenvolvimento local sustentável.

Também estiveram presentes: a representante do Ministério Público da Bahia, Luciana Khoury, a deputada estadual, Fabíola Mansur, a deputada federal, Lídice da Mata (através de vídeo gravado), além de representantes de consórcios públicos, do Inema e diversos municípios baianos.  

 

 

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis