Notícia

Ilhéus é contemplada com 1.699 vagas do Pronatec


Abr 9
  2014

As aulas do primeiro semestre terão inicio na próxima segunda-feira, dia 7, promovendo a 890 jovens qualificação profissional em diversas áreas. As outras 809 oportunidades de capacitação serão oferecidas no segundo semestre deste ano.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), oferece neste ano de 2014, em Ilhéus, 1.699 vagas para diversos cursos profissionalizantes. As atividades pedagógicas  para 890 estudantes terão início na próxima segunda-feira, dia 7, na Escola Heitor Dias, no período noturno.  Mas, no dia 31 de março, foi realizada a aula inaugural do semestre, no Instituto Federal da Bahia (IFBA). As 809 vagas restantes serão oferecidas no segundo semestre.

PronatecIlheus

Os cursos, com carga horária de 160 horas, que terão início na próxima semana são nas áreas de Assistente de Operação de Logística Portuária, Camareira em Meios de Hospedagem, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Auxiliar Administrativo e Inglês Aplicado a Serviços Turísticos. Também estão sendo capacitados profissionais para atuar como Agente de Alimentação Escolar, Cuidador de Idoso, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Assistentes de Planejamento e Controle de Produção, Inglês e Espanhol Básico e Vendedor.

Podem participar do programa, pessoas com idade mínima de 16 anos e que,  preferencialmente, estejam escritas no Cadastro Único do Governo Federal. Custeados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos do Pronatec são ministrados por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e IFBA.  Além da qualificação profissional, os estudantes recebem todo o material didático gratuito e bolsa-auxílio de R$ 10, 00, por dia.

Desde janeiro de 2012, mais de 1.968 matrículas foram realizadas no município. “Esse número de matrículas é gratificante de ser visto, pois mostra que muitas pessoas têm interesse em aprender uma profissão”, informa o titular da SDS, Jamil Ocké.   “Os empresários da região devem buscar essas pessoas para ocupar os cargos e vagas existentes nas empresas, lojas e indústrias do município, pois com a qualidade dos cursos ofertados, temos pessoas muito preparadas para concorrer no mercado de trabalho”, considera Ocké.

O Pronatec foi instituído pela Lei Federal 12.513/11 com o objetivo de oferecer oito milhões de vagas em mais de 500 cursos profissionalizantes. A prioridade é para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais. Além disso, o programa inclui famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou que estão em situação de seguro-desemprego. (Fonte: Ascom da Prefeitura).

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis