Notícia

Ipiaú promoveu a I Feira da Agricultura Familiar

Jun 4
  2019

Para fomentar e dar novas oportunidades aos produtores de várias comunidades do município, a Prefeitura Municipal de Ipiaú, segue incentivando os moradores da zona rural. Prova disso, foi a realização na manhã desta quarta – feira (29), da I Feira da Agricultura Familiar na Praça Alberto Pinto. O evento foi idealizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e as Associações Comunitárias do Braço Pequeno, Fazenda do Povo, Volta Esperança e Córrego de Pedras.


Centenas de pessoas aproveitaram o espaço para conhecer a diversidade dos produtos, além de comidas típicas, salgados, frutas, verduras, hortaliças e doces produzidos e vendidos pelos agricultores familiares locais.


Segundo a Prefeita Maria das Graças Mendonça, a realização da feira teve apoio da gestão municipal, valorizando os ipiauenses e a sua produção. “É uma forma de conhecermos a realidade dos produtores, fortalecendo-os ainda mais e inserindo-os em programas como PAA (Programa de Aquisição de Alimento), que visa comprar diretamente do homem do campo, sem intervenções. 


A importância da feira


O Secretário de Agricultura, Elvídio Junior (Bino), ressaltou que, essa é uma forma de incentivar os produtores, melhorando a vida de quem reside na zona rural, além de ofertar qualidade de vida para os consumidores. A expectativa é que a feira aconteça semanalmente.


O Diretor de Meio Ambiente, Poleandro Silva, lembrou que o evento atendeu as expectativas e explica que estas ações são determinantes para geração de emprego e renda. “Além de valorizar os produtores, vimos a qualidade dos produtos e isso é importante para que estes sejam comercializados não só no município, mas também na região”.



A Presidente da Associação de Produtores do Braço Pequeno, Lene, frisou que a realização desta primeira edição foi positiva. “É uma ação que objetiva o fortalecimento das ações na agricultura, com foco potencial em cada produtor, servindo como porta de entrada para a nossa independência financeira”. Já o Presidente da Associação da Fazenda do Povo, Dico ressaltou sobre o apoio da gestão para o incremento dos produtos avaliados, sugerindo a realização de novas edições. “É um trabalho que une forças para crescimento do município de Ipiaú”, reforçou.


Em discurso unificado, os Vereadores Andréia Novais, Cláudio Nascimento, Jô da AABB, Robson Moreira e Orlando Santos, explicaram que a realização só foi possível porque, apesar das dificuldades que a prefeitura enfrenta, o município vem ofertando condições aos produtores, para assim, trazerem novidade e qualidade aos ipiauenses, auxiliando no crescimento da economia e fortalecendo a zona rural.


Participação do Banco do Nordeste (Agroamigo)


Estiveram presentes, o Gerente Geral do Banco do Nordeste, Moisés e o Coordenador do Agroamigo, Isaías, onde na ocasião, salientaram sobre o objetivo da atuação do banco na zona rural de Ipiaú, que é fortalecer as ações do Programa Agroamigo e os financiamentos de projetos de crédito rural, beneficiando os pequenos e médios produtores da agricultura, com ênfase na agricultura familiar.


Entrega de mais um trator


Durante a cerimônia de fechamento da feira, a Prefeita Maria das Graças Mendonça, anunciou a entrega de mais um trator com implementos agrícolas. O equipamento é fruto de emenda parlamentar do ex-senador Roberto Muniz e vai reforçar a produção de agricultores familiares das associações. 


Uma representante da Associação da Fazenda do Povo comemorou a entrega dos utilitários para a comunidade: “Com a chegada do novo trator vamos trabalhar melhor e, consequentemente, produzir mais”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis