Notícia

Jequié bate meta da ‘Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Polio

Set 14
  2018

A ‘Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite’, alcançou, em Jequié, a meta de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde. A execução da campanha, no âmbito do município, foi da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com os Rotary Clubs existentes na cidade.

Até esta quarta-feira, dia 12, o município conseguiu vacinar 95,71% do público pretendido contra a Pólio e 96,06 % contra o Sarampo, ficando à frente de Salvador (que imunizou 74,74% contra a Pólio e 78,33% contra o Sarampo); Itabuna (Pólio 83,93% e Sarampo 83,93%); e Ilhéus (Pólio 76,96% e Sarampo 76,40%), de acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), anunciados nesta quarta-feira.

A Campanha termina no próximo dia 14 e a mobilização é destinada para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade. A Secretaria de Saúde disponibilizou postos de vacinação nas Unidades de Saúde da Família, nos Centros de Saúde, além de muitos outros postos de vacinação em diversos bairros, distritos e localidades para que todas as pessoas, dentro do perfil a ser vacinado, fossem atendidas.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Priscilla Barros, a Prefeitura de Jequié manterá a vacinação, nas Unidades de Saúde e nos Centros de Saúde, do município.

“Para a Poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose vão receber a vacina injetável. Já as que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha. Contra o Sarampo, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade devem receber uma dose da vacina tríplice viral, que combate o sarampo, rubéola e a caxumba, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.”, informou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Priscilla Barros.

“Muito importante a obtenção desse esplendoroso resultado da nossa campanha local de vacinação contra o Sarampo e a Pólio, fruto de um trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, juntamente com os companheiros rotarianos, a quem eu dedico um grande abraço de agradecimento, pois eles fizeram parte da força-tarefa da Prefeitura e trabalharam de forma incisiva para mudarmos o quadro da situação vacinal das pessoas dentro do grupo prioritário de vacinação. A vitória foi conquistada por todos, o que nos dá uma imensa alegria!”, disse o secretário de Saúde, Hassan Iossef.