Notícia

Municípios serão beneficiados com Plano Regional de Saneamento Básico

Jul 11
  2019

No Território Portal do Sertão, 16 municípios serão beneficiados com Plano Regional de saneamento básico para levar água tratada e esgotamento sanitário a todos os municípios da região.

O Plano Regionalizado de Saneamento Básico foi apresentado e entregue em uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Embasa de Feira de Santana. O evento reuniu autoridades municipais e do estado e mostrou a grandiosidade e importância do Plano, que além de ser o primeiro no Estado da Bahia, é um importante instrumento na implementação da política de saneamento básico, reforçando os investimentos nos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.


O evento reuniu o Presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, o secretário da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), Leonardo Góes, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz e o diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), Walter Oliveira, além dos prefeitos: José Florin (Santanópolis), Luedosn Soares (Tanquinho), Paulo Falcão (Amélia Rodrigues), Jailson Costa (Santa Bábara), Juscelino Souza (Irará), a prefeita Suéder Silva (Ipecaetá) e o vice-prefeito, Evilásio Vieira (Teodoro Sampaio). Estiveram presentes também representantes: da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, da Secretaria de Relações Institucionais – SERIN, a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia - FecBahia, da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), da Funasa, Secretaria de Planejamento do Estado – SEPLAN, da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, do Colegiado de Desenvolvimento Territorial, secretários dos municípios consorciados e demais autoridades políticas.


O presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, destacou o empenho da equipe e o apoio dos prefeitos. “Eu fico feliz e agradeço a parceria com os prefeitos do Portal do Sertão, que confiaram e acreditaram na oportunidade de juntos construirmos os Planos municipais, que nos permite hoje, estarmos entregando o Plano Regionalizado de Saneamento Básico, o primeiro na Bahia, que visa melhorar a qualidade de vida nos nossos municípios”.

O secretário da Sihs, Leonardo Góes, explica que o serviço de saneamento básico passa a ser mais eficiente se tratado de forma regionalizada. “A lei sancionada pelo Governador no mês passado, que é a regionalização e a divisão do estado em microrregiões de saneamento básico, possibilitará o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas para o serviço no âmbito regional”.


Para o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, o serviço vai melhorar com o Plano Regionalizado. “Quero parabenizar todas as prefeituras envolvidas neste processo e que fazem parte do Consórcio. O Plano vai englobar quatro vertentes importantíssimas para todos os municípios, que são as partes de água, esgoto, resíduos sólidos e a parte de drenagem. Ele vai fazer com que os investimentos que venham a ser feitos, sejam muito mais eficientes e tragam mais resultados”, pontua Cedraz.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis