Notícia

Paulo Afonso recebe sexta edição do UPB Capacita

Set 19
  2018

Solicitado por prefeitos da região, a capacitação tem foco no aprimoramento das gestões

Foi aberto na manhã desta quarta-feira (19), em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, mais uma edição do UPB Capacita. O evento, que segue até esta quinta-feira (20) no auditório do Memorial da Chesf, discute desafios da gestão pública e orienta gestores e servidores municipais sobre captação de recursos, prestação de contas e ações jurídicas. A capacitação oferecida pelo corpo técnico da UPB atende a uma demanda extraordinária apontada pelos prefeitos da região.

Anfitrião, o prefeito Luiz de Deus, de Paulo Afonso, falou na abertura do encontro como é fundamental preparar as equipes dos municípios para a gestão do recurso público e a prestação de contas das prefeituras. “Agradecemos a UPB por atender nosso pedido, em um momento que as obrigações e a fiscalização aos municípios só cresce. Quando solicitamos ao presidente Eures essa capacitação é porque temos a certeza que vocês sairão daqui, muito mais preparados para colaborar com o dia a dia da nossa gestão”, argumentou o prefeito.

A iniciativa da UPB em levar as capacitações para o interior do estado foi destacada também pelo prefeito Genário Rabelo, de Canudos. Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf), Rabelo afirmou ser essa “a oportunidade de ampliar o conhecimento dos nossos técnicos. Agradeço ao presidente Eures por esse trabalho, que, tenho a certeza, irá revolucionar a administração dos nossos municípios”.



O prefeito de Santa Brígida e presidente da APSB, Carlos Cleriston Gomes, destacou a importância da luta da UPB e as conquistas da gestão do presidente, Eures Ribeiro, como a retirada do gasto com terceirizados e programas federais do índice de pessoal. “Muitos prefeitos são corretos e, por conta dessa queda de receita e do governo federal, que cria os programas e joga para os municípios, somos penalizados”.

As dificuldades também foram apontadas pelo prefeito de Lamarão e presidente da Federação de Consórcio do Estado da Bahia (FEC-BA), Dival Pinheiro, que ressaltou a importância da união entre os municípios para avançar em áreas específicas da administração pública. Dival Pinheiro citou o exemplo da compra de medicamentos por meio dos consórcios intermunicipais e apontou “reduzimos o custo operacional com os consórcios. É importante que os municípios se organizem e se unam para driblar as dificuldades”.



Programação

O UPB Capacita segue até esta sexta-feira (17), abordando diversos temas relacionados à gestão municipal, a exemplo do planejamento, prestação de contas, captação e bloqueio de recursos da União, soluções administrativas e jurídicas, financiamento educacional, planos de carreira e a reforma tributária dos municípios.

A capacitação tem o apoio institucional da Caixa, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), todos estão presentes no evento oferecendo serviços e orientação aos municípios.