Notícia

Prefeitos participam de apresentação do Pacto Mais Brasil – Nordeste

Dez 5
  2019

Programa do Governo Federal pretende aproximar Brasília dos estados e municípios

Na tarde desta quinta-feira, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, participou da apresentação do Pacto Mais Brasil – Nordeste, feita pelo ministro ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, e a secretária especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa, no auditório do Sebrae Bahia. Os prefeitos baianos que participaram do evento aproveitaram o momento para expor a realidade municipalista da Bahia.

“Estamos na expectativa do que será o Pacto Mais Brasil. Esperamos que mais investimentos cheguem na Bahia e, principalmente, na ponta, que são ao municípios. Destaco aqui a atitude do governo em dividir com os estados e municípios os recursos do leilão do pré-sal, na cessão onerosa”, disse Eures, durante a cerimônia de apresentação do Pacto.

Também presente ao evento, o prefeito de Salvador, ACM Neto, falou da importância de fortalecer os municípios. “Esperamos que aconteça um grande entendimento nacional, para além de partidos e diferenças políticas, onde os congressistas possam traduzir o pensamento nacional de que haja o entendimento da ponta – prefeitos – com  governadores e Governo Federal, no sentido de promover as reformas que o Brasil tanto precisa”. 

O Pacto Mais Brasil – Nordeste prevê o investimento de R$ 4,4 bilhões na região, até o fim de 2020, com um esforço de direcionar R$1 bilhão ainda este ano. O plano leva desenvolvimento em ações ligadas à infraestrutura, educação, gestão, cidadania e capacitação para 222 municípios do Nordeste.

No caso da Bahia, o projeto deverá beneficiar, na primeira fase, 31 municípios com melhorias principalmente nas áreas de infraestrutura, cidadania e desenvolvimento regional. Dentre os avanços, está a duplicação de 320 quilômetros da BR 101 e a previsão da entrega de mais de 8.700 unidades habitacionais até julho de 2020.

“Vamos ficar hoje e amanhã na Bahia, pela sua importância e lideranças. Estamos aqui para mostrar algumas coisas e ouvir”, disse o ministro. O Pacto Mais Brasil - Nordeste foi apresentado por Deborah Arôxa. “Precisamos descentralizar recursos e promover mudanças”, disse.

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis