Notícia

Prefeitura de Jequié capacita agentes de trânsito

Abr 5
  2018

Criada em dezembro de 2007, a Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), somente veio a existir, de fato, a partir de 2017, com a atual administração municipal, que tirou a instituição do papel e vem estruturando o órgão, com a instalação de uma sede própria localizada na Avenida Governador Lomanto Júnior, 529, no bairro do Joaquim Romão. Agora, a Prefeitura de Jequié iniciou o curso de capacitação e treinamento para os agentes de trânsito, que deverão estar aptos a operarem o sistema de processamento e controle das infrações de trânsito, no âmbito do município.

O curso tem carga horária de 200 horas/aula e conta com as seguintes disciplinas: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito, Prática Operacional.

Os agentes de trânsito terão como instrumento de apoio, para a efetivação das ocorrências, dispositivos portáteis, tipo tablets, que serão utilizados para a emissão das notificações online, em substituição aos talonários de papel. Esses aparelhos permitirão mais agilidade no processamento das informações.

“O Departamento Nacional de Trânsito homologou a municipalização do trânsito em dezembro de 2015 mas, somente a partir de ano passado, com a intervenção do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, que a SUMTRAN passou a, realmente, existir. E agora, estamos com esse curso, que é muito importante para a instrumentalização dos agentes. A partir daí, e contando com a nova metodologia que será aplicada, o procedimento passa a ser todo de forma eletrônica e não será necessária a realização da anotação das infrações manualmente, inibindo, assim, a possibilidade de erros.”, destacou Luiz Cruz, superintendente da SUMTRAN.

PUBLICIDADE