Notícia

Prefeitura lança campanha ‘Caetité mobilizada contra a tuberculose’

Mar 22
  2018

O Governo Participativo, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para o tratamento da tuberculose, doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, mas que medicada no tempo certo tem chances de cura. A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A campanha “CAETITÉ MOBILIZADA CONTRA A TUBERCULOSE, levante essa bandeira, tuberculose cura!” visa chamar a atenção para os sintomas e o tratamento da doença. Todos devem ficar atentos, quanto antes procurar uma unidade de saúde, mais eficaz será o tratamento.

SINTOMAS

Os sinais mais frequentes de contaminação com a bactéria causadora da tuberculose são:

tosse (por mais de três semanas);

febre à tarde;

fraqueza;

falta de apetite;

suor noturno;

perda de peso;

dores no peito.

TRATAMENTO

Ao suspeitar da doença deve-se procurar uma unidade de saúde para consulta e exame do escarro. Com o diagnóstico de tuberculose, o paciente deve começar imediatamente o tratamento que dura entorno de 6 meses e deve ser feito até o fim, o abandono reduz a chance de cura. Após 15 dias de medicação o risco de contaminação já diminui.

Ajude a campanha levando essas informações a todas as pessoas. A sua ajuda previne doenças! (Fonte: Prefeitura de Caetité)

PUBLICIDADE