Notícia

Professora de Ibiassucê ganha “Prêmio Professores do Brasil”

Dez 3
  2018

Conscientizando sobre o desperdícios de alimentos e ao mesmo tempo ensinado matemática, baseado na modelagem matemática, foi o projeto desenvolvido pela professora Tatiane Novais, do Terceiro ano, na escola Municipal Sebastião Novais, que a fez ganhar o “Prêmio Professores do Brasil” (PPB) na etapa Estadual e Regional em sua 11º edição.  Tatiane faz parte de um grupo de apenas 30 professores que serão premiados e que concorreram na etapa Nacional, no dia 29 de novembro de 2018, no Rio de Janeiro.

Tatiane explica que começou a se questionar como poderia transformar uma situação do cotidiano em problemas matemáticos. “Após pesquisas na internet e observação minuciosa de diversas questões presentes no cotidiano escolar, percebi que na escola havia um desperdício de merenda considerável. Levei em consideração que esse tema poderia mobilizar a escola quanto ao desperdício e que possibilitaria a exploração de diversas situações matemáticas as quais contemplam conteúdos presentes no currículo. ”

Segundo a professora, para iniciar o trabalho, os alunos foram instigados com algumas questões acerca do 
problema proposto objetivando gerar interações entre a turma, o que gerou a exposição de diferentes opiniões. “Esse momento foi muito importante, pois a partir daí, tornou-se possível fazer uma sondagem dos conhecimentos que os alunos já possuíam sobre o tema.  Este momento de discussão foi proposto por um ambientalista”

“Foi trabalhando muitas questões acerca dos desperdício, foi feito um levantamento na escola para identificar as merendas que se mais desperdiça na escola. Depois da coleta de dados, analisamos que a solução mais viável, seria a construção de uma composteira, pois por meio dela, nós poderíamos produzir adubo para utilizar na horta que temos na escola que são utilizados para produzir a merenda da escola” Relata a professor do Terceiro ano

Katia Brito, formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização e Programa mais Alfabetização (Pnaic/Pacto)   destaca que  a  professora alfabetizadora Tatiane Novais tem se destacado no ciclo de alfabetização por meio da sua dedicação, curiosidade, responsabilidade e, sobretudo, pelo amor que tem pela profissão. O projeto desenvolvido por ela foi uma das temáticas trabalhadas durante as formações do Pacto/Pnaic e com base nos estudos do texto: A Modelagem Matemática nas séries iniciais: O Germém da Criticidade (Ana Virginia de Almeida Luna, Elizabeth Gomes Souza, Ana Rita Cerqueira Melo Santiago) foi possível o desenvolvimento do enriquecedor trabalho elaborado e posto em prática por ela, mostrando de forma crítica o papel dos modelos matemáticos em debates sociais.

Para Tatiane Novais, tem sido uma experiência única, um divisor de águas, não pela questão do prêmio, mas por perceber que vale apena buscar formas diferenciadas para trabalhar com os alunos. “ Desde que comecei a lecionar, nunca fui a favor de usar apenas materiais da educação tradicional, mas sempre busco novas maneiras de levar conteúdo para a sala de aula, com material, cotidiano dos alunos, esta não foi o único trabalho que realizei, existe vários outros que já trabalhei na escola” disse ela.

Segundo a secretária de Educação, Isabela Andrade “Ficamos muito orgulhosos em ter uma professora do nosso município ganhadora do Prêmio Professores do Brasil. Este resultado se deve a dedicação e empenho da professora e também dos programas de formação que vem sendo realizado no município, como Pacto, em que a professora participa assiduamente aplicando rotinas didáticas propostas em sala de aulas”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis