Notícia

Técnicos da educação dos municípios participam de formação continuada

Mar 12
  2020

Capacitação faz parte do Plano de Formação Continuada Territorial 


Para dar continuidade ao regime de colaboração implantando na educação da Bahia, foi aberto nesta quinta-feira (12) o I Encontro de Formação das Equipes Técnicas que integra o Plano de Formação Continuada Territorial, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC). A atividade segue até esta sexta (13), com 170 profissionais, e tem outra turma de participantes agendada de 16 a 17 de março para o mesmo evento, que está sendo realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Na saudação aos participantes, o diretor da UPB e prefeito de Santana, Marcão Cardoso, destacou o esforço da secretaria estadual, na pessoa do secretário Jerônimo Rodrigues, em dar a oportunidade de formação às equipes dos municípios, numa visão sistêmica da educação no estado. “Dizer a todos da nossa satisfação em fortalecer a pactuação dos municípios com o estado nessa iniciativa que entende a educação da Bahia em sua totalidade”, pontuou.

Marcão aproveitou o espaço para anunciar que, em maio, a UPB abrigará um evento da SEC, voltado a prefeitos, secretários e equipes técnicas municipais, para discutir o fortalecimento da formação continuada por meio dos Núcleos Territoriais de Educação. A agenda está em construção e em breve serão divulgados os detalhes.



O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou que o encontro “não é um evento, é um processo” e que o Governo da Bahia desde 2019 está imbuído no regime de colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade da educação no estado. Ele agradeceu a parceria da UPB no processo e também fez um apelo aos gestores presentes para que exerçam uma cultura política que preserve a educação, dando como exemplo as dificuldades que vêm sendo enfrentadas para a formulação de um novo Fundeb. “Vacilamos em não ter uma lei definitiva e agora estamos reféns. São municípios e estados que financiam a educação básica no Brasil e estamos na luta para que a União amplie de 10% para 40% sua participação”, afirmou.

A abertura contou ainda com a presença do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidme), Williams Panfile, da educadora Alda Pepi e da coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação secção Bahia (UNCME), Gilvânia Nascimento.

     

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis