Notícia

UPB finaliza capacitação de GMCs orientando procedimentos da Caixa

Set 29
  2020

Formação continuada foi realizada em sete dias com temas relevantes para a qualificação desses profissionais

 

A União dos Municípios da Bahia (UPB) finalizou nesta terça-feira (29) a série de capacitações do UPB+ online: Formação Continuada para Gestor Municipal de Convênio (GMC). Foram sete dias de palestras transmitidas via plataformas virtuais (Zoom e Youtube). Neste último módulo, o tema apresentado foi "Normas e procedimentos da Caixa Econômica nos contratos de repasse", com o objetivo de estreitar o relacionamento com municípios na execução de políticas públicas do Governo Federal e ministérios, fazendo obras e serviços chegarem à população.

Essa etapa da capacitação foi orientada pelo supervisor de Filial da Caixa, Tárcio Queiroz. Ele destacou o plano estratégico do banco, apresentou soluções e programas administrados pela Caixa, que é agente financeiro da maioria dos fundos, também trouxe legislação, conceito e vantagens das modalidades de concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs). O executivo ressaltou ainda a importância dos GMCs para facilitar o relacionamento das gerências de governo da Caixa (Givgovs) com as prefeituras.

“Desde 2009, a Caixa estimulou que os municípios criassem essa função de GMC. Isso veio da necessidade de a gente melhorar a interação da área de governo da Caixa com as prefeituras e fazer uma interação entre as diversas secretarias das prefeituras para facilitar essa articulação”, relatou Tárcio Queiroz.

O supervisor de filial da Caixa antecipou também algumas novidades, como a Vistoria Virtual que a Caixa passará a oferecer, com tecnologia de captura de imagem em plataforma integrada. Outra inovação é que, com as variações atípicas dos custos de insumos da construção civil impactados pela pandemia, a Caixa vai possibilitar a utilização do saldo de recursos dos contratos para que não haja paralisação de obras. A solicitação deve ser feita até 30 de outubro deste ano, para os contratos que teve autorização de início de obra ou reprogramação em 2020 e que tenham saldo.

Também participaram da orientação o coordenador de filial, Rodrigo Ribeiro, e o coordenador técnico, Claudenir Rios, ambos da Gigov Feira de Santana.  “Hoje os recursos são cada vez mais escassos e os municípios precisam buscar novas formas de captação. Isso quase que inevitavelmente passa pelos consórcios públicos. Na área de resíduos sólidos mesmo, as propostas que temos já estão atingindo mais de 120 municípios. Os projetos de grande porte precisam de viabilidade e o município sozinho às vezes não consegue viabilizar”, disse Rodrigo. Ele alertou ainda que quem está consorciado e aberto às PPPs tem mais possibilidade de tocar com efetividade esses projetos.

Já Claudenir Rios apresentou o case de sucesso do município de Feira de Santana na assessoria para reestruturação e desburocratização da emissão de alvarás. O projeto visa aumentar a transparência, a comodidade do requerente, reduzir prazos de respostas, promover melhorias nos parâmetros técnicos, criar parcerias com órgãos para emissão de alvarás e disponibilizar ferramenta eletrônica eficaz. “É um projeto facilmente costumizável em outros municípios em que a Caixa tem unidades, para fazer tanto que o tomador/ proponente tenha a ideia de justiça pelo que ele paga ao município para ordenar o solo urbano, quanto para o município que tem o recurso otimizado”, explicou.

A equipe da Caixa recebeu os agradecimentos do coordenador de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo, que esteve na monitoria da capacitação. “Só temos a agradecer a equipe da Caixa, que é uma parceira de décadas da UPB. Temos muitas evoluções e por isso essa formação é continuada, ela segue em 2021. Já temos proposta enviada à Caixa para novas capacitações que possam colaborar com os municípios”, ressaltou.

Ao final da palestra, os participantes foram presenteados com brindes em um sorteio do IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública, realizado pelo diretor da empresa, Jaildo Aboboreira. O IMAP foi parceiro da UPB na realização da Formação Continuada para Gestor Municipal de Convênio (GMC), que capacitou nesses sete dias mais de 289 profissionais que atuam nos municípios.

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis