Notícia

UPB participa de encontro sobre imunização

Jul 17
  2018

Prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso, representou a instituição

O prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso, representou a União dos Municípios da Bahia (UPB), no Encontro Estadual para Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde sobre Imunização, que aconteceu nesta terça-feira (17), no auditório do Ministério Público Estadual, no CAB, em Salvador.

O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA); o promotor público do estado da Bahia, Carlos Martel; o secretário da Saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas Boas; e o representante da Secretaria da Educação, Cláudio Sandro, entre outras autoridades também fizeram parte do encontro.

O coordenador estadual de Imunização, Ramon Saavedra, expôs o Plano de Ação proposto pelo Estado para enfrentar a baixa cobertura, especialmente na vacinação da poliomielite (paralisia infantil) e do sarampo, doenças já erradicadas, mas com casos detectados em partes do Brasil.

Entre as ações que fazem parte do plano estratégico estão: distribuir imunobiológicos e insumos; assegurar veículo para a atividade; implantar exigência de carteira de vacinação; pactuar e articular com estabelecimentos de educação e creches; programar abertura de Unidades de Saúde em horários alternativos; assegurar presença do profissional na sala de vacina; implementar a busca ativa de faltosos; realizar vacinação em casas, feiras, shopping e praças; e intensificar a comunicação das campanhas.

O secretário Fábio Vilas Boas definiu como urgente a mobilização e a busca ativa de crianças para vacinação, inclusive nas escolas. O prefeito Vanderlei Cardoso reforça o discurso do secretário. “A gente tem se preocupado e sabe da nossa responsabilidade neste assunto. Precisamos ver as nossas crianças seguras na garantia da saúde e da erradicação dessas doenças. A UPB, junto com o COSEMS, se coloca à disposição em estrutura e pessoal para que esses problemas sejam corrigidos e proporcionem melhores resultados”, disse.

 

*com informações da assessoria de imprensa do COSEMS/BA