Notícia

UPB vai a campo conhecer projeto de convivência com a seca

Mai 4
  2018

A equipe técnica da UPB esteve em campo, na última quinta-feira (3/5), onde visitou uma célula do Projeto Adapta Sertão, localizado no município de Ipirá, no centro-norte da Bahia. O Adapta Sertão é uma coalizão de organizações que  atua no semiárido Brasileiro para viabilizar estratégias e tecnologias sociais para adaptação a mudança climática da agricultura familiar.  

O superintendente da UPB, Leonardo Minho, conta que a UPB acompanhou todo o processo de implantação do projeto na Fazenda Santo Antônio, observando as técnicas de manejo e estratégias da criação de gado leiteiro para produção. “Pudemos constatar que os processos e tecnologias utilizados aqui garantem mais produtividade e menor dependência das condições climáticas. Nossa intenção agora é captar recursos para levar esse trabalho a todo o interior do estado por meio do “Projeto Semiárido Com Vida”, encabeçado pela UPB”, explicou Minho.


O Adapta Sertão atua, especificamente, nos municípios do Território Identidade  Bacia Jacuípe. Eles orientam o acesso ao crédito, o beneficiamento e  processamento adequado dos produtos, com estímulo à comercialização.  No processo é colocado à disposição da agricultura familiar os recursos da pesquisa científica e a articulação de políticas públicas de modo a aprimorar a alocação de recursos técnicos, financeiros e humanos em favor do desenvolvimento local.