Inspirar boas práticas e reconhecer gestões que fazem a diferença no dia a dia dos cidadãos foi a proposta do lançamento da XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), ciclo 2025/2026, que contou com a participação da União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), durante a INDEX 2025 – Feira da Indústria da Bahia, no Centro de Convenções Salvador. A iniciativa busca valorizar projetos inovadores que melhorem o ambiente de negócios, incentivem o empreendedorismo e promovam o desenvolvimento dos territórios.
“Quem ganha na premiação são os munícipes porque esse é um desafio do bem. O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma disputa saudável, que toda comunidade termina se envolvendo”, resume o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, ao parabenizar o Sebrae pela iniciativa.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a importância da iniciativa para a organização do ambiente nos negócios nos municípios baianos. “O lugar onde se encontram [as empresas] precisa estar organizado, o município pode contribuir com isso, porque é no município que a empresa se encontra, faz seus negócios e se apresenta”, afirmou.
A relevância da atuação municipal foi destacada pelo secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Júlio Pinheiro, que já foi vice-presidente da UPB e ex-prefeito de Amargosa. “O município impulsiona, fomenta e facilita o empreendedorismo e as iniciativas que queiram desenvolver os nossos territórios a partir da ação de atores econômicos e sociais nas diversas cidades do Brasil”, disse.
O papel incentivador da premiação foi reforçado pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda. “Aqui a gente une o fortalecimento do município e a premiação das melhores experiências que são feitas em benefício da sociedade local, que é gerar o empreendedorismo no campo, na escola ou buscar desburocratizar o ambiente de negócios”, pontuou.
Prefeitos interessados em participar devem acessar o site www.prefeituraempreendedora.sebrae.com.br. O processo estadual envolve inscrição, habilitação, pré-seleção, visita técnica, julgamento e premiação. Os projetos precisam ser protagonizados pelas prefeituras e voltados a microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, agricultores familiares, produtores rurais, artesãos, empreendimentos da economia solidária ou estudantes. A premiação ocorrerá em duas etapas — estadual e nacional — e reconhecerá projetos com resultados comprovados entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025.
Fotos: Agência Sebrae de Notícias Bahia – Darío G. Neto