Começa amanhã: Fenagro 2025 terá programação especial da Seagri e abertura oficial com o governador no domingo

A solenidade oficial de abertura acontece no domingo (30), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que visitará o pavilhão do Governo da Bahia a partir das 15h

O público já poderá visitar a Fenagro 2025 a partir deste sábado (29), às 10h, no Parque de Exposições de Salvador. A solenidade oficial de abertura acontece no domingo (30), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que visitará o pavilhão do Governo da Bahia a partir das 15h. Serão nove dias (29 a 07 de dezembro) de exposições, leilões, competições e shows, consolidando a feira como um dos maiores eventos do setor agropecuário das regiões Norte e Nordeste.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) vai transferir seu gabinete para a Fenagro. Durante todo o evento, a pasta funcionará no Parque de Exposições para aproximar políticas públicas de produtores e visitantes. A iniciativa, conduzida pelo secretário Pablo Barrozo, garante que agricultores e empresários encontrem, em um único espaço, serviços, orientações técnicas e informações sobre programas do governo estadual voltados ao agronegócio.

Para o secretário da Seagri, Pablo Barrozo, o evento valoriza o trabalho de quem vive da terra, fomentar negócios e difundir conhecimento. “Ao trazer para a capital um pouco das riquezas do campo e da agricultura, a feira aproxima o público urbano do mundo rural e reforça o papel do agro na economia e na cultura baiana. A Fenagro mostra o que a Bahia tem de mais forte no campo: um setor produtivo em crescimento, com inovação e sustentabilidade caminhando juntas”, destaca Barrozo.

130 anos da Seagri e termos de cooperação estratégicos

A Seagri celebrará também seus 130 anos de história durante a feira. Na quarta-feira (3), uma cerimônia especial entregará placas comemorativas às instituições parceiras e homenageará ex-secretários com medalhas que reconhecem suas contribuições ao fortalecimento da pasta. O evento marcará também o lançamento do Calendário Oficial de Eventos Agropecuários de 2026, que auxiliará empresas e instituições do setor a planejar participação nas exposições realizadas na Bahia.

Na terça-feira (2), às 15h, serão assinados dois termos de cooperação inéditos. O primeiro, voltado ao Matopiba — região de expansão agrícola que abrange áreas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — formaliza a criação de um Plano Interestadual de Desenvolvimento para integrar políticas públicas, ampliar investimentos e consolidar a área como referência em inovação e sustentabilidade.

O segundo termo será firmado às 16h entre os estados que compõem o Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), com foco em ações conjuntas nas áreas de sanidade agropecuária, logística, práticas sustentáveis e fortalecimento da cadeia produtiva do citrus. Na segunda-feira (1º), outro destaque será a assinatura de termo de cooperação entre Seagri e FLEM para revitalização das Câmaras Setoriais, reativando espaços estratégicos de diálogo entre governo e cadeias produtivas.

Música, Arborização e Cooperação Internacional

O pavilhão Feira das Feiras celebrará a identidade e a cultura dos municípios baianos com programação musical especial. O forrozeiro Val Gonzaga abre os shows no sábado (29), às 17h, seguido por Cicinho na terça-feira (3), às 19h, e Duguinho na sexta-feira (5), às 17h. O espaço também receberá estudantes de escolas públicas e privadas de 1º a 5 de dezembro, que participarão de visitas guiadas realizada pela Fenagro para conhecer toda a diversidade e estrutura dos municípios baianos.

Na sexta-feira (5), o secretário Pablo Barrozo e o diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, realizarão o plantio simbólico de 200 mudas de espécies nativas, dando início à arborização do Parque de Exposições. A iniciativa marca o lançamento do projeto desenvolvido em parceria entre Seagri e ABAF, que prevê o plantio de espécies dos biomas Caatinga e Cerrado em 12 cidades baianas, com projeto-piloto iniciando no município de Barreiras.

A Seagri receberá também uma comitiva internacional de produtores e usuários de dados globais, que estará em Salvador de 3 a 5 de dezembro para a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados, realizada em parceria com o IBGE. O grupo se reunirá com instituições baianas para trocar experiências e conhecer iniciativas locais ligadas à produção e uso de dados.

Fonte: Ascom/Seagri
Foto: Divulgação

Veja mais