Cachoeira pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, foi recebida pela ministra da Cultura Margareth Menezes, em Brasília. A audiência, realizada na última quarta-feira (12), foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Relações Institucionais da prefeitura, Roberto Franco, o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira, Josmar Barbosa, e da deputada Lídice da Mata. Na ocasião foram discutidas questões fundamentais para a valorização do patrimônio histórico e cultural do município, que é referência entre cidades históricas do Brasil.

“Solicitei a conclusão do pedido de reconhecimento de Cachoeira como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade à Unesco, um passo a mais na preservação da riqueza de nossa história, nossa cultura e das tradições que nos tornam únicos”, destacou Eliana.

Outro ponto abordado na reunião foram os recursos do PAC 3, que está contemplando Cachoeira com investimentos em projetos estruturantes na área da cultura, da arquitetura e consequentemente do turismo. Obras como a restauração de todo quarteirão da Sete de Setembro foi discutida com a Ministra, que concordou com a importância do pleito, preservando assim o Conjunto Urbano dentro de um projeto que engloba também a história e a cultura, com o objetivo de integrar a memória local e o turismo, gerando emprego e renda para população.

Além disso, uma demanda antiga da cidade foi apresentada, trata-se da criação da Casa do Samba de Dona Dalva, um espaço que será dedicado a uma das manifestações culturais mais representativas do Recôncavo baiano e que será um ponto de referência para o fortalecimento da música e dança, reconhecidas mundialmente. Também foi discutida a revitalização da Igreja dos Remédios e da Igreja de Santiago do Iguape, patrimônios de fé e história que merecem ser preservados para as gerações futuras.

O encontro contou com a presença do Diretor de Patrimônio Material do IPHAN, Andrey Schlee, que também demonstrou grande empenho e compromisso com os projetos que visam proteger e valorizar patrimônio da cidade de Cachoeira.

Veja mais