Com objetivo de fortalecer a liderança, as prefeitas baianas Monalisa Tavares, de Ibicaraí, Jacqueline Soares de Oliveira, de Nilo Peçanha, e Glis Dórea, de Itapitanga, participam do curso Comunicação e Negociação para Prefeitas. A capacitação ocorreu entre os dias 12 e 14 de março, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, e teve o intuito de auxiliar na capacidade de comunicar propósitos, desenvolver planos e resultados com confiança, adotando uma comunicação empática, persuasiva e influente.
O curso foi ofertado para 20 gestoras brasileiras, sendo três vagas para a Bahia. O critério de seleção envolveu regionalidade, cor/raça e pessoas com deficiência. A União dos Municípios da Bahia (UPB) atuou na mobilização e articulação para participação das prefeitas. “Participar deste curso foi uma experiência muito enriquecedora. Quero agradecer a UPB por abrir essa porta pra nós e pelo apoio às mulheres prefeitas da Bahia. As aulas foram excelentes, com muitas informações e ensinamentos para aplicarmos no dia a dia e otimizar cada vez mais a comunicação visual e política. Aprendemos a alcançar um público cada vez mais amplo e, assim, incentivar e inspirar ainda mais mulheres a ingressarem nesse universo que é tipicamente ocupado por homens”, avaliou a prefeita Monalisa Tavares.
A participação no curso auxiliou a compreender os princípios fundamentais da comunicação política e sua relevância para a gestão municipal, a importância de construção de um planejamento estratégico de comunicação para o meio digital, o processo de construção de uma marca política forte a partir da comunicação pela imagem pessoal, aplicação de ferramentas de Liderança Mediadora na resolução de conflitos e em negociações colaborativas, além de técnicas para chegar a uma negociação eficiente e eficaz, preservando relações duradouras.