A grave crise enfrentada pelos municípios baianos com a seca, levou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, a solicitar apoio do Governo Federal, em Brasília, nesta quinta-feira (3). O gestor, que é prefeito de Andaraí na Chapada Diamantina, participou com o presidente Lula do lançamento do programa Brasil Dando a Volta por Cima pela manhã e à tarde esteve no Palácio do Planalto, onde relatou a escassez de água que afeta o interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina e Irecê. A estiagem prolongada cortou o Rio Utinga, provocou a morte de rebanhos e já há municípios suspendendo aulas por conta do desabastecimento de água.
O presidente da UPB reforçou a importância de dar celeridade na assistência à população dos municípios atingidos. “Entregamos ao ministro Rui fotografias da seca, uma preocupação muito grande. Nos reunimos com o coronel da Defesa Civil e a orientação é solicitar o decreto de emergência urgente para reconhecer a situação de emergência e para que possamos ter a distribuição de cestas básicas, ter recursos para o carro-pipa, perfuração de poços, a distribuição do milho para ração animal pela CONAB e ações como a prorrogação de dívidas, dentre outras”, afirmou Wilson Cardoso, que destacou a articulação do secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, no acolhimento das pautas apresentadas.
O gestor acrescentou ainda que a equipe jurídica da UPB estará à disposição dos municípios para orientar o cadastro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A solicitação do estado de emergência deve ser reconhecimento por portaria federal da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O estado de emergencia é uma situação jurídica especial que permite a execução de ações de socorro e assistência humanitária.
A agenda em Brasília foi acompanhada pelo presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, pela prefeita de Mucugê e diretora de serviços da UPB, Ana Medrado, e pelo superintendente da UPB, Thiancle Araújo.