Prefeitos baianos desembarcam em Brasília para Marcha em Defesa dos Municípios

Comitiva da Bahia, liderada pelo presidente da UPB, Wilson Cardoso, conta com mais de 1.100 participantes

Uma comitiva baiana com mais 1.100 participantes, entre prefeitas, prefeitos, vereadores e secretários municipais, desembarca, nesta segunda-feira (19), na Capital Federal para participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que segue até quinta-feira (22), reúne lideranças municipais de todo o país em busca de soluções para o reequilíbrio fiscal das gestões locais. A comitiva, liderada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, tem a PEC66/2023 como principal demanda a ser apresentada. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, amplia o prazo para parcelamentos da dívida previdenciária dos municípios e cria um novo regime de pagamento de precatórios com limitador de receita. A medida é considerada urgente para restaurar a saúde financeira dos municípios, que vêm sofrendo frequentes bloqueios de receitas para quitação de débitos. A entidade espera sensibilizar o Congresso Nacional e o Governo Federal, no apoio à matéria.

“A gente está com muita esperança na aprovação da PEC 66, que deve acontecer nesses 40, 45 dias. Essa é a nossa principal necessidade porque os municípios não suportam mais, estão sofrendo com bloqueios e impossibilitados de investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura. O orçamento dos municípios está comprometido em grande parte com o pagamento de dívida”, explica o presidente da UPB, Wilson Cardoso, ao afirmar que a PEC devolverá a capacidade de investimento das prefeituras.

Além da PEC 66/2023, que propõe a reabertura de prazos para parcelamento de débitos previdenciários dos municípios com os regimes geral e próprio, impõe limites para o pagamento de precatórios e estabelece medidas de ajuste fiscal; estão também entre as pautas prioritárias levadas pela UPB à Marcha o PLP 51/2021, que institui o Regime Especial de Contribuição Patronal Previdenciária dos Municípios (conhecido como SIMPLES Municipal), prevendo alíquotas do INSS progressivas de acordo com a receita líquida per capita de cada município; e a PEC 5/2025, que fixa uma alíquota única para as contribuições à seguridade social dos municípios, incidindo sobre a folha de pagamento, conforme previsto no artigo 195 da Constituição Federal.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da UPB e demais associações minicipalistas estaduais, a XXVI Marcha a Brasília será aberta oficialmente na manhã de terça-feira (20), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e os presidentes da Câmara Federal, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de líderes partidários.

Encontro com Bancada Baiana ocorre nesta terça-feira (20), 19h

Durante a Marcha, ocorrerá um Encontro realizado pela UPB com os prefeitos, a Bancada Baiana Deputados, senadores e ministros. Este ano, o evento acontecerá na terça-feira (20), às 19h. Na oportunidade os gestores vão apresentar a pauta prioritária dos municípios baianos.

 

Veja mais