A União dos Municípios da Bahia (UPB) cria a nova Diretoria de Cultura, com o objetivo de fortalecer e articular políticas culturais nos municípios baianos. A novidade foi anunciada pelo presidente da entidade e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, durante reunião com o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, em junho. O cargo será ocupado pelo prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo, conhecido como Professor Tone.
Com a nova diretoria, a UPB busca ampliar o apoio às iniciativas culturais e reforçar a importância da cultura como vetor de desenvolvimento. “Cultura não é despesa. É investimento e aumenta a autoestima do povo. Nós temos a melhor safra de prefeitos e prefeitas da história da Bahia. E é com esse sentimento, com essa energia que vamos cada vez mais fortalecer essa parceria”, afirmou Wilson Cardoso. Para o secretário Bruno Monteiro, a iniciativa da UPB “significa um novo momento para as gestões municipais de Cultura”.
A criação da diretoria representa um passo estratégico para articular ações entre os municípios e o Governo do Estado, com foco na valorização dos artistas locais, preservação de tradições e promoção de eventos que movimentam a economia e a identidade das comunidades baianas.
No seu primeiro ato como presidente da UPB, em março, Wilson Cardoso, criou diretorias regionais e operacionais para atuar no diálogo e articulação a favor dos municípios em áreas específicas da gestão pública. Além das 4 diretorias regionais, incluído a nova Diretoria de Cultura, ao todo a UPB tem 17 diretorias operacionais.
Foto principal: Bahia 24h