Cardeal da Silva, município localizado no litoral norte da Bahia, deu um passo ousado rumo ao fortalecimento da sua economia com a criação de um banco municipal e o lançamento de uma moeda social própria, batizada de Mineral. A iniciativa pioneira na região tem como objetivo impulsionar o comércio local, promover a inclusão financeira e valorizar a economia solidária.
A medida foi lançada pela prefeitura, após meses de planejamento junto a instituições parceiras envolvidas com economia solidária. O banco e a moeda já estão em funcionamento em fase inicial, com uso prioritário em programas sociais, nas compras públicas de alimentos da agricultura familiar e aquisição de materiais para a rede municipal de ensino e saúde. Com isso, a gestão cardinalense pretende garantir que boa parte da movimentação financeira da cidade seja internalizada e reinvestida localmente.
Segundo o prefeito Branco Sales, que se inspirou na iniciativa do município de Indiaroba (SE), o projeto é um instrumento de desenvolvimento sustentável e estímulo aos pequenos negócios. “Já temos 78 comerciantes cadastrados. Nossa ideia é que o dinheiro circule no município e evite essa fuga do comércio local. Cobramos uma taxa de manutenção de 2%, um fica para manutenção do banco e outro 1% é para investimento em ação social. Agora estamos implementando que o servidor possa antecipar até 30% do salário com a moeda”, afirmou o gestor que pretende aportar R$150 mil em recursos no banco.
O Mineral é uma moeda que circula apenas em Cardeal da Silva. Cada unidade de Mineral equivale a R$1 nas transações realizadas. Com ela é possível fazer compras em mercados, padarias, lanches, lojas de roupas e outros. Os programas sociais do município são pagos com a moeda local e em breve, a prefeitura trabalha para que os recursos de programas de distribuição de renda do governo federal sejam pagos em parte com o mineral.
A expectativa é que o banco municipal também ofereça microcrédito com juros baixos aos cardialenses para pequenos empreendedores, fomentando o empreendedorismo e ampliando as oportunidades de geração de renda no município. Com a iniciativa, Cardeal da Silva, que tem 8,5 mil habitantes, se junta a um seleto grupo de municípios brasileiros que apostam na inovação e na autonomia econômica como caminho para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.