Iniciada recuperação da ponte existente e construção de nova travessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101/BA, em Itapebi

Foram autorizados, na última quinta-feira (24) os serviços emergenciais de reforço da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,72 da BR-101/BA e a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova travessia ao lado da existente. O investimento do Governo Federal será de aproximadamente R$ 104,7 milhões. Os trabalhos têm prazo contratual de execução de um ano a partir da emissão da decretação da emergência. Em maio, uma audiência intermediada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, reuniu o ministro da Casa Civil, Rui Costa, com prefeitos dos municípios afetados pela interdição da ponte para dialogar sobre uma solução.

A assinatura foi realizada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio Galvão, e pelo superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza. A nova ponte a ser erguida ao lado da existente, terá cerca de 510 metros de extensão e faixas duplicadas, oferecendo melhor mobilidade para o tráfego da região.

Prevenção – A ponte existente está operando preventivamente com tráfego restrito para todos os veículos de carga desde o mês de janeiro. Em maio a Obra de Arte Especial foi totalmente interditada para a realização de nova inspeção, realização de ensaios técnicos e serviços de reforço estrutural. Após as análises, os técnicos do DNIT definiram que era necessário construir uma nova travessia e reabilitar provisoriamente a atual, visando assegurar a permanência do tráfego de veículos leves.

Atualmente a ponte existente está operando em sistema de Pare e Siga, com velocidade máxima de 40 km/h. Está autorizada apenas a passagem de motocicletas, carros de passeio, vans de passageiros e veículos de serviço emergencial, como ambulâncias e viaturas policiais. O tráfego de ônibus e caminhões segue proibido.

Monitoramento em tempo real – Para garantir a segurança dos usuários, o DNIT instalou na ponte sensores de vibração que farão o monitoramento ininterrupto da movimentação de tráfego no local. A tecnologia tem o objetivo de auxiliar as equipes da autarquia na avaliação e segurança da estrutura para a população que passa por ali diariamente.

Os sensores captam a vibração que os veículos causam ao passarem pela ponte e enviam os resultados, em tempo real, via internet, para um escritório em São Paulo, responsável por avaliar possíveis danos ou a necessidade de uma nova interrupção do tráfego. Garantindo o comportamento estrutural da ponte em tempo real.

BR-101 – A BR-101 é conhecida por sua relevância estratégica no transporte de mercadorias e passageiros. A rodovia tem início no município de Touros, no Rio Grande do Norte, e termina em São José do Norte, no Rio Grande do Sul. A rodovia, junto com a BR-116, é um dos principais eixos rodoviários do pais e de extrema relevância para o escoamento da produção nacional e para o turismo interno.

Na Bahia, a BR-101/BA tem significativa importância para o turismo, pois proporciona acesso a diversas praias, cidades litorâneas e pontos turísticos ao longo de seu percurso.

O escoamento da produção do polo industrial, das fábricas de grande porte e das plantações de eucalipto para indústria de celulose e carvão vegetal na região de Feira de Santana e Alagoinhas também serão beneficiadas diretamente com as obras executadas.

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