A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, na manhã desta terça-feira (29), a Reunião Trimestral de Prestação de Contas com a Diretoria Executiva, Operacionais, Regionais e o Conselho Fiscal. No encontro, o presidente da entidade e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, apresentou o balanço das ações dos últimos três meses de gestão. Além dos resultados técnicos, foram expostos aos diretores e conselheiros os avanços nas ações representativas, em mobilizações a favor de pautas municipalistas, a exemplo da aprovação da PEC66 na Câmara dos Deputados, além dos dados contábeis da instituição.
O presidente Wilson Cardoso destacou a participação ativa da diretoria na construção desse novo momento da entidade municipalista. “Nós tivemos 95% de participação da diretoria nessa reunião, com essa discussão de alto nível porque nós estamos aqui preparados para enfrentar quem quer que seja em defesa do municipalismo baiano, dos nossos municípios. Então, é isso que faz a nossa força e vamos trabalhar para ter a cada dia uma nova UPB”, disse ao complementar que a transparência e controle nas contas foram somadas a mais eficiência e tecnologia a favor dos municípios.
Cardoso apresentou aos diretores a proposta de ampliação da estrutura física da UPB com a reforma do auditório e uma nova plataforma virtual para atendimento aos municípios, utilizando inteligência artificial contendo dados e informações relevantes de forma ágil, no sentido de colaborar com as administrações municipais. Educação e serviços como da Coelba e Embasa também foram discutidos pelos diretores, que decidiram por um pacto para avançar em ações da entidade nessas áreas, com o intuito de orientar e apoiar os municípios, além de fazer a interlocução para soluções de demandas. A diretoria apontou ainda para continuidade das articulações de mitigação dos efeitos da seca.
No balanço apresentado, de abril a junho, a UPB elaborou 156 projetos de Engenharia e Arquitetura para os municípios, o que representou para as prefeituras baianas uma economia de R$ 971.105 para as prefeituras baianas. Nos últimos três meses foram realizados 303 atendimentos jurídicos, enviados 215 informes com assuntos de interesse municipalista, além de 1.513 atendimentos diretamente aos gestores. Nos últimos três meses ocorreu a capacitação de 257 servidores e o suporte a 92 prefeituras na gestão de recursos oriundos de programas federais. A UPB colaborou para a execução de operações de créditos em 14 municípios. Também foram registradas 618 visitas de prefeitos e prefeitas na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia, além de outras 2.559 visitas de pessoas ligadas aos municípios.