UPB e SENAI CIMATEC se unem para levar mais tecnologia a serviço dos municípios

Parceria envolve treinamento para implantação do BIM na UPB, modernizando os projetos de engenharia e arquitetura elaborados para os municípios

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, se reuniu, na tarde desta terça-feira (29), com o diretor de Relações Corporativas e Governamentais do SENAI CIMATEC, Walter Pinheiro, para discutir pautas estratégicas de interesse das prefeitas e prefeitos baianos. Entre os temas prioritários abordados estiveram a situação da educação no estado, considerada uma das maiores preocupações dos gestores, a necessidade de avanço na estrutura de produção e distribuição de alimentos, o enfrentamento à existência de lixões em diversos municípios e a questão do BIM para avançar e melhorar a sala de projetos da UPB.

“Quero agradecer ao meu amigo Walter Pinheiro por nos receber e por essa importante parceria. Tratamos de um dos maiores desafios que afligem a nossa Bahia, que é a melhoria da educação. Discutimos o EJA Profissionalizante, a qualificação dos nossos professores e, especialmente, o fortalecimento do ensino infantil, fundamental para melhorar a alfabetização no nosso estado e avançar cada vez mais. Também abordamos temas como o BIM e alimentação por meio de cooperativas, cujos dados impressionaram, e bioenergia”, afirmou o presidente da UPB, Wilson Cardoso.

O diretor de Relações Corporativas e Governamentais do SENAI CIMATEC, Walter Pinheiro, destacou que a reunião com a UPB permitiu alinhar demandas prioritárias que serão tratadas em parceria com a entidade. “As demandas foram apresentadas e concentramos em quatro áreas estratégicas, a partir das quais vamos estruturar propostas e iniciar os trabalhos. A primeira é a educação, um pleito importante apresentado pelo presidente Wilson Cardoso, com foco no eixo pedagógico, EJA Profissionalizante e formação continuada, onde atuaremos com o SESI, SENAI e nossa universidade. O segundo ponto é o fortalecimento da estrutura de produção de alimentos, buscando atender os municípios com ações voltadas à agricultura familiar e ao agronegócio. O terceiro tema envolve a destinação de resíduos sólidos e o enfrentamento aos lixões, com potencial para gerar soluções sustentáveis. Por fim, avançamos nas tratativas sobre o uso do BIM, com o objetivo de fortalecer o setor de projetos da UPB e levar essa formação aos territórios. Será um grande trabalho conjunto”, afirmou.

O prefeito de Inhambupe e diretor de Projetos da entidade, Hugo Leônidas, que também participou da reunião destacou a importância da iniciativa. “Agradecer por ter nos recebido, todos nós da UPB, com o propósito de buscarmos um desenvolvimento para a Bahia de forma construída em conjunto e através, especificamente falando um pouco de projetos, do BIM. Que logo em breve estaremos apresentando essas novidades para que a gente ganhe celeridade e não perca as oportunidades que os 417 municípios da Bahia possam ter”, concluiu.

 

 

Veja mais