A União dos Municípios da Bahia (UPB) sediou a primeira reunião do Comitê Estadual do Programa Bahia Alfabetizada, reunindo diversos segmentos da educação baiana para dialogar sobre estratégias de melhoria dos índices de alfabetização no estado.
O diretor de Educação da UPB e prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos, recepcionou representantes da Secretaria Estadual da Educação, universidades, APLB Sindicato, UNCME, UNDIME, IAT e Assembleia Legislativa da Bahia. Durante o encontro, foram discutidas metas e prazos para garantir que as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.
Como deliberação, foi anunciada a realização do Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, no próximo dia 12 de agosto, no Instituto Anísio Teixeira. O evento reunirá representantes de 58 municípios que enfrentam dificuldades para avançar nos índices de alfabetização.
Outros encontros serão promovidos para articular ações de orientação e suporte aos municípios, com o objetivo de alfabetizar as crianças em até 10 semanas e preparar um modelo que envolva capacitação de equipes e aplicação de metodologias no âmbito do Programa Bahia Alfabetizada, lançado nesta quinta-feira (7/8) pelo governador Jerônimo Rodrigues.