Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora estimula inovação e reconhece boas práticas municipais

O Sebrae lança no dia 27 de agosto de 2025, às 9h, durante o evento INDEX no Centro de Convenções, a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), ciclo 2025/2026. A iniciativa tem como objetivo valorizar e difundir práticas inovadoras de prefeituras e administrações regionais que promovem a melhoria do ambiente de negócios, incentivam o empreendedorismo e impulsionam o desenvolvimento territorial.

A premiação ocorre em duas etapas — estadual e nacional — e reconhecerá projetos com resultados comprovados entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025. Os primeiros colocados em cada categoria nos estados, no Distrito Federal e em Fernando de Noronha avançam para a disputa nacional.

Criado em 2001, o PSPE já recebeu mais de 14 mil inscrições de projetos de todas as regiões do país. Ao longo das edições, mais de mil e quatrocentas práticas foram premiadas, evidenciando avanços significativos na gestão pública voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Na edição anterior, cerca de 117 municípios baianos inscreveram projetos. Destaque para Salvador, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Itacaré, Guanambi, Itapetinga, João Dourado, Itagibá, Teixeira de Freitas e Santa Rita de Cássia, todos premiados na etapa estadual. Santa Rita de Cássia também conquistou o título nacional em sua categoria.

Para a edição 2025/2026, as prefeituras poderão concorrer em até duas categorias entre: Simplificação; Empreendedorismo na Escola; Empreendedorismo Rural; Inclusão Socioprodutiva; Compras Governamentais; Sala do Empreendedor; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Turismo e Identidade Territorial; e Gestão Inovadora.

Os projetos devem ser protagonizados pelas prefeituras e direcionados a microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, agricultores familiares, produtores rurais, artesãos, empreendimentos da economia solidária ou estudantes.

As inscrições para o PSPE estarão abertas de 27 de agosto de 2025 a 22 de janeiro de 2026. O processo estadual inclui inscrição, habilitação, pré-seleção, visita técnica, julgamento e premiação. Os vencedores seguirão para a etapa nacional, que elegerá os projetos de maior impacto no fortalecimento do empreendedorismo no Brasil.

Veja mais