FIEB e SESI lançam Prêmio Município Alfabetizador em parceria com UPB e instituições

Em uma iniciativa inédita voltada para o fortalecimento da alfabetização infantil na Bahia, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço Social da Indústria (SESI) lançaram, nesta terça-feira (26), o Prêmio Município Alfabetizador. O anúncio foi feito durante o Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação.

O seminário reuniu agentes públicos unidos por um objetivo ambicioso: transformar a alfabetização em prioridade absoluta e tirar o estado da última colocação no ranking nacional do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado, em julho, pelo Ministério da Educação. Anfitrião do seminário, o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou o engajamento de prefeitos, secretários de educação e professores no pacto estadual pela alfabetização. Segundo ele, o incentivo é fundamental para reconhecer e engajar as equipes pedagógicas dos municípios. “Nós sabemos que, quando se alfabetiza na idade certa, estamos garantindo o futuro dos nossos filhos e netos. Agora é a vez da educação na Bahia”, afirmou.

Ele apontou que, com o pacto, municípios com índices mais baixos poderão dobrar ou até triplicar suas taxas de alfabetização até novembro, enquanto aqueles com resultados mais altos estabelecerão metas de crescimento contínuo. “A meta é audaciosa: elevar em pelo menos 20% os índices de alfabetização até novembro. Em municípios que já estão próximos de 60% de crianças alfabetizadas, a expectativa é crescer ainda mais, consolidando resultados”. E reforçou que o pacto é um esforço coletivo, com apoio do TCE, TCM, Ministério Público e FIEB, visando qualificar professores, premiar municípios e criar estratégias colaborativas para elevar os índices de alfabetização em todo o estado.

Prêmio – Em seu pronunciamento, o superintendente do SESI (Serviço Social da Indústria), Armando Costa Neto, apresentou o Prêmio Município Alfabetizador, iniciativa anual que reconhece os municípios que mais avançaram na alfabetização. Os vencedores receberão kits de tecnologia e capacitação avaliados em cerca de R$ 20 mil. “O objetivo é reconhecer e incentivar municípios que se destacam na alfabetização, com foco na elevação das taxas de alfabetização de crianças do segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas, garantindo que as crianças estejam alfabetizadas na idade certa e que os municípios possam replicar boas práticas em todo o estado”.

O prêmio será distribuído em categorias Ouro, Prata e Bronze, de acordo com o desempenho dos municípios nos indicadores de alfabetização: Selo Ouro para cidades com pelo menos 70% de crianças alfabetizadas na idade certa, correspondendo ao Nível 4 do Indicador da Criança Alfabetizada; Selo Prata para aqueles que atingirem, no mínimo, 60% de crianças alfabetizadas na idade certa, correspondendo ao Nível 3 do Indicador da Criança Alfabetizada e que não apresentaram uma redução maior do que 5% em relação a avaliação de 2023; e Selo Bronze aos municípios que atingirem, no mínimo, 60% de crianças alfabetizadas na idade certa, correspondendo ao Nível 3 do Indicador da Criança Alfabetizada e que apresentaram uma redução maior do que 5% em relação a avaliação de 2023.

Além da premiação, 30 municípios com maior necessidade de apoio receberão formação adicional de professores e gestores por meio do programa “Alfabetização Responsável”, desenvolvido pelo SESI de São Paulo. Armando ressaltou que as regras do prêmio serão revisadas anualmente, com o objetivo de aperfeiçoar a iniciativa e ampliar os resultados em toda a Bahia.

Com periodicidade anual, o prêmio busca reconhecer os municípios que se destacam na alfabetização de crianças na idade certa, incentivando boas práticas e políticas públicas eficazes. Na primeira edição, cuja cerimônia acontecerá em novembro, 11 municípios baianos foram contemplados, de acordo com critérios estabelecidos pelo Indicador da Criança Alfabetizada. O prêmio se insere no contexto do Movimento Bahia Alfabetizada, liderado pelo SESI Bahia, que reforça o compromisso coletivo com uma educação de qualidade e com a garantia do direito de todas as crianças à alfabetização na idade adequada.

Municípios premiados:

Categoria Ouro – Municípios com pelo menos 70% das crianças alfabetizadas na idade certa (Nível 4):

  • Quixabeira
  • Novo Horizonte
  • Malhada de Pedras

Categoria Prata – Municípios com no mínimo 60% de crianças alfabetizadas (Nível 3), sem redução superior a 5% em relação a 2023:

  • Irajuba
  • Sapeaçu
  • Tanque Novo
  • Ibiassucê
  • Brotas de Macaúbas
  • Aratuípe

Categoria Bronze – Municípios com pelo menos 60% de crianças alfabetizadas (Nível 3), mas com redução superior a 5% em relação a 2023:

  • Licínio de Almeida
  • Mortugaba

Veja mais