UPB orienta gestores sobre uso da Plataforma Transferegov para recursos da cultura

Evento on-line reuniu mais de 200 participantes na manhã desta quarta-feira (10) e reforçou apoio da entidade aos municípios

Capacitar gestores municipais para o uso da Plataforma Transferegov e garantir a correta execução dos recursos federais destinados à cultura foi o objetivo do UPB em Ação On-line: Gestão dos Recursos da Cultura na Plataforma Transferegov, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba). Realizado na manhã desta quarta-feira (10), o evento reuniu mais de 200 participantes, entre secretários, diretores municipais de cultura, técnicos e dirigentes do Fundo Municipal de Cultura.

“Cultura é investimento não é gasto. E o mais importante aqui é que a cultura agora tem recursos então nós não podemos nem piscar para não perder esses recursos e a UPB tem um Diretor de Cultura para estar junto com os prefeitos e prefeitas ajudando a direcionar a atenção para a área”, destacou o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso.

A superintendente de Desenvolvimento Territorial da Secult-Ba, Amanda Cunha, reforçou a importância do tema para os municípios: “Saber e conhecer a Plataforma Transferegov é o primeiro passo para o gestor que é executor de recursos federais. Tivemos aqui uma manhã de muito aprendizado e informação”. Durante o encontro, ela também colocou a Secretaria de Cultura do Estado à disposição dos 417 municípios baianos.

Ao destacar que este é apenas o início de uma série de ações, o diretor de Cultura da UPB e prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo, conhecido como Professor Tone, falou sobre o apoio local. “Diante da perspectiva de aumento das possibilidades de financiamento estamos começando um processo de formação que se inicia nesse momento, mas não termina agora. Estamos planejando e organizando um conjunto de atividades para que a gente possa a cada momento ajudar os municípios a planejarem as suas ações”.

Veja mais