Alfabetização na idade certa: Movimento Bahia pela Educação é lançado com apoio da UPB

Evento reúne autoridades e imprensa na FIEB, marcando o início de mobilização estadual pela melhoria dos índices educacionais na Bahia

Em uma iniciativa inédita que une governo, setor produtivo e sociedade civil, foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o Movimento Bahia pela Educação. A articulação é liderada pela FIEB, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia, e a União dos Municípios da Bahia (UPB) integra o grupo de instituições parceiras.

O movimento tem como meta mobilizar a sociedade em torno do desafio de alfabetizar, no mínimo, 80% das crianças baianas na idade certa, até o final do 2º ano do ensino fundamental, em 2030, em consonância com os programas das esferas Federal, Estadual e Municipal. Além da FIEB e da UPB, também participam a Secretaria de Educação do Estado, a Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (FETRABASE), o Sebrae, o Ministério Público da Bahia, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (USP).

Ao destacar a unidade em torno da pauta, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, parabenizou a FIEB pela iniciativa. “Nós estamos de mãos dadas com a sociedade. Precisamos premiar, incentivar e aumentar a autoestima do povo da Bahia. Neste momento não tem culpados, todos nós precisamos assumir o compromisso com o futuro das nossas crianças, com o futuro da nossa Bahia”, enfatizou.

“Com uma educação qualificada teremos uma indústria competitiva. A educação é item fundamental para que o Brasil possa reduzir desigualdades. Se abraçarmos essa causa conseguiremos mostrar a Bahia do tamanho que ela é”, reforçou o presidente da FIEB, Carlos Henrique. Ele citou desafios do setor em captar investimentos para o estado sem a oferta de capital humano qualificado e afirmou que há uma convergência de ideia das instituições, a exemplo da UPB, para abraçar essa causa.

A secretária da Educação do estado, Rowena Brito, citou o momento como histórico. “Já vivenciamos um novo momento na educação da Bahia a partir do engajamento e comprometimento como vemos aqui do empresariado e das instituições”, pontuou. A gestora lembrou o impacto da pandemia de COVID 19 e desafios como a formação de professores alfabetizadores e a participação da família na vida escolar dessas crianças. Rowena também citou a importância de “olhar para base” com a educação infantil. “O município sozinho não vai dar conta, por isso o Governador Jerônimo já assinou mais de 300 convênios para a construção de creches em todos os municípios”.

Durante o encontro, que contou com a participação da imprensa baiana, o diretor superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, apresentou o Movimento. Na ocasião, foi lançado oficialmente, como parte da iniciativa, o Prêmio Município Alfabetizador, que reconhecerá os municípios com os melhores resultados em alfabetização ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. A cerimônia de premiação será realizada no dia 15 de dezembro de 2025, na sede do Ministério Público da Bahia.

Veja mais