Em Andaraí, é lançada Rede do Futuro: iniciativa do Senai, Sesi e UPB promete transformar a educação profissionalizante na Bahia

Iniciativa lançada em Andaraí marca o início de uma jornada que conecta educação e empregabilidade para transformar o futuro dos municípios baianos

O município de Andaraí, na Chapada Diamantina, foi o ponto de partida nesta quinta-feira (23) para uma jornada de inovação na educação baiana. A cidade sediou o lançamento da Rede do Futuro, uma iniciativa do Senai e Sesi, em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), que une educação e empregabilidade para impulsionar o desenvolvimento regional.

Com programas como o EJA Profissionalizante (EJA PRÓ), a Trilha de Formação e a Educação Maker de robótica educacional, o projeto propõe uma nova forma de ensinar e aprender, conectando jovens e adultos às demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo.

A abertura em Andaraí marca o início de uma série de 14 eventos regionais que vão percorrer todas as regiões da Bahia, com o objetivo de inspirar educadores e promover o fortalecimento da educação pública.

O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou o impacto da iniciativa para o futuro da educação e da formação profissional na Bahia. “Eu acredito que o EJAPRO qualifica em todos os segmentos, dentro da vocação de cada um, e ao mesmo tempo também avança na educação para que todos aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio possam fazê-lo dentro do projeto”, afirmou o gestor.

Durante o evento, Wilson Cardoso foi homenageado pelo Sesi/Senai com o título de “Prefeito Agente que Transforma Histórias”, em reconhecimento ao seu compromisso com a educação e o desenvolvimento local. O prefeito dedicou a homenagem à equipe da educação de Andaraí.

A prefeita de Lençóis e presidente do Consórcio Chapada Forte ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da mão de obra na região. “São projetos como esse que vão trazer desenvolvimento e formação para os nossos jovens. Há uma grande deficiência de mão de obra na nossa região, como em toda a Bahia, e acredito que essa iniciativa vai melhorar a qualidade da educação e da capacitação profissional”, afirmou.

O gerente de negócios da FIEB-BA, Levi Silva, também destacou o papel prático da iniciativa. “O EJA profissionalizante ajuda o estudante a ganhar uma profissão ainda dentro do ambiente escolar”, explicou.

Na próxima semana, a Rede do Futuro segue sua jornada, com eventos programados para Barreiras e Ibotirama, levando adiante a missão de preparar jovens e adultos para o futuro da educação e do trabalho na Bahia.

 

 

Veja mais