Governo da Bahia anuncia novos investimentos e entrega 85 veículos durante o 2º Fórum dos Consórcios de Saúde

Evento realizado no auditório da UPB reforçou a regionalização da saúde; presidente interino da entidade, Arnaldinho Oliveira, participou da abertura e destacou a parceria com o governo

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (29), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o 2º Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, que reuniu prefeitos, presidentes de consórcios e autoridades da saúde de todo o estado. O encontro contou com a participação do presidente interino da UPB e prefeito de Caém, Arnaldinho Oliveira, que reforçou a parceria entre a instituição e o Governo do Estado no fortalecimento do modelo de consórcios de saúde.
Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou novos investimentos e entregou 85 veículos destinados aos Consórcios de Saúde, incluindo ambulâncias, micro-ônibus, carros administrativos e vans. As chaves foram entregues em cerimônia realizada no estacionamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Segundo o governador, o sistema de consórcios tem sido decisivo para a regionalização da saúde e para a aproximação dos serviços aos cidadãos. “A Bahia construiu um modelo que funciona porque é coletivo. É um sistema que aproxima o serviço de quem mais precisa e garante ao cidadão o direito de se tratar perto de casa, com estrutura e dignidade”, afirmou Jerônimo.
Arnaldinho Oliveira ressaltou o diálogo entre o governo e as entidades municipalistas. “Essa foi uma manhã feliz porque a gente discutiu com o nosso governador sobre as demandas e anseios que os nossos consórcios e policlínicas passam durante o ano”, afirmou o presidente interino da UPB ao se referir à visita de Jerônimo à sede da instituição antes do evento. “Reafirmo o nosso compromisso com o estado da Bahia em nome do nosso presidente Wilson Cardoso e a parceria da UPB com o governo do estado”, completou.


O fórum simboliza a consolidação de uma política pública que transformou o atendimento especializado no interior destacou a secretária da Saúde, Roberta Santana. “As policlínicas são o resultado da soma de esforços do Governo do Estado, União e dos municípios. E seguimos ampliando esse modelo vitorioso. Com a parceria do Governo Federal, por meio do Novo PAC, estamos construindo novas unidades em Camaçari, Remanso, Itapetinga e, em breve, terá início em Ipirá, Seabra, Ibotirama e Feira de Santana. Um investimento de R$ 168 milhões”, ressaltou.
Atualmente, a Bahia conta com 24 Policlínicas Regionais em funcionamento, além de duas unidades em Salvador, localizadas em Narandiba e Escada. Entre as ações anunciadas está também a ampliação das consultas e exames nos fins de semana. Com a entrega dos novos veículos, o Governo da Bahia alcança mais de 1.190 automóveis destinados à rede de saúde desde 2023, reforçando a estrutura de transporte e atendimento das Policlínicas Regionais. O fórum também marcou a apresentação de resultados da política de consórcios, que já realizou mais de 8,7 milhões de atendimentos entre consultas e exames, consolidando o modelo baiano como referência nacional em gestão compartilhada da saúde pública.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA e Amanda Ercília/GOVBA

Veja mais