A União dos Municípios da Bahia (UPB) recebeu, nesta segunda-feira (17), a visita da equipe técnica da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) para um intercâmbio institucional voltado ao fortalecimento dos consórcios públicos e das pautas municipalistas no país. O encontro foi conduzido pelo presidente da UPB, Wilson Cardoso, e pelo Diretor Executivo da FECAM, Adriano de Medeiros Caldas.
A comitiva catarinense,formada por secretários executivos de consórcios intermunicipais de Santa Catarina, está na Bahia para participar de um evento sobre o tema, reconhecendo o estado como referência nacional na organização e operação de consórcios.
“O nosso objetivo é evoluir, sobretudo nos consórcios, e nada melhor do que aprender com quem já está dando aula”, destacou Adriano de Medeiros ao comentar a importância da troca de experiências com a entidade baiana.

Durante a reunião, Wilson Cardoso e Adriano também dialogaram sobre pautas estratégicas para os municípios brasileiros. Entre elas, a necessidade de manter a mobilização pela redução permanente da alíquota patronal do INSS paga pelas prefeituras, uma reivindicação histórica do movimento municipalista.
Adriano ressaltou ainda a força política do Nordeste na atual legislatura, ressaltando que as associações nordestinas têm atuado de forma muito unida, e a região detém hoje o maior número de representantes no Congresso Nacional. Essa representatividade é fundamental para articular uma proposta que atenda aos anseios dos municípios brasileiros.
Durante a visita, Wilson Cardoso apresentou as dependências da UPB, áreas técnicas, e o projeto de ampliação do auditório que será entregue em 2026, junto com novas salas. “Será a melhor estrutura do Brasil para atender aos gestores municipais e facilitar a realização de capacitações e reuniões, que resultem em políticas públicas para melhorar a vida da nossa população”, afirmou.
O intercâmbio reafirma o compromisso da UPB com a cooperação entre entidades municipalistas de diferentes estados e fortalece a construção de soluções conjuntas para os desafios da gestão pública local.


