Na manhã desta terça-feira (19), o município de Jacobina sediou mais uma etapa da Rede do Futuro, iniciativa do SESI e SENAI, por meio da FIEB, com apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), para fortalecer a educação profissionalizante e preparar jovens para as novas demandas do mercado de trabalho.
O encontro, realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), reuniu prefeitos, secretários municipais de educação e representantes dos territórios de identidade do Piemonte da Diamantina, Norte do Itapicuru, Chapada Diamantina e Irecê. Durante o evento, foram apresentados os objetivos e as ações do projeto, que incluem o EJA Profissionalizante (EJA PRÓ), a Trilha de Formação e a Educação Maker com robótica educacional — programas que, segundo o gerente de Negócios do SENAI Bahia, Leví Costa, representam uma nova forma de ensinar e aprender, conectando jovens e adultos às transformações tecnológicas e às exigências do mundo do trabalho.
Entre as lideranças presentes, teve destaque a participação do prefeito de Caém e diretor financeiro da UPB, Arnaldino Oliveira, que também preside o Consórcio Regional de Saúde do Piemonte da Diamantina. Arnaldinho elogiou a proposta da Rede do Futuro e ressaltou sua relevância para o avanço da educação e da formação profissional nos municípios baianos.
“Por reunir educação e empregabilidade, não temos dúvidas de que o Rede do Futuro será uma ferramenta importante para impulsionar o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.
O diretor da UPB também aproveitou o momento para destacar avanços da atual gestão da entidade municipalista, como o processo de modernização digital, com investimentos em equipamentos e softwares de última geração para apoiar o setor de engenharia e projetos; além das melhorias estruturais na sede da instituição, incluindo novos gabinetes, ampliação do estacionamento e aumento da capacidade do auditório, que passará a comportar 500 pessoas.
Ao falar sobre Caém, Arnaldinho lembrou que a educação sempre foi prioridade em seus três mandatos. Ele destacou o salto no número de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA): quando assumiu, eram apenas 45 alunos; hoje, ultrapassam 600. Mencionou ainda os resultados positivos alcançados na Educação Básica e no Ensino Fundamental, que colocam o município entre os primeiros da região, além da valorização contínua dos profissionais da educação.
A etapa de Jacobina integra uma série de 14 encontros regionais que percorrem todo o estado com o objetivo de inspirar educadores e fortalecer a educação pública na Bahia.



