A União dos Municípios da Bahia (UPB) participou, na manhã desta quarta-feira (3), da cerimônia de abertura da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), realizada no auditório do Senai Cimatec, em Salvador. Representando a instituição, esteve presente o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, que acompanhou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, além de autoridades do estado.
Durante a abertura, as autoridades destacaram a importância da integração entre estados, prefeituras e o IBGE para o fortalecimento das políticas públicas. “O IBGE é de uma importância muito grande e nós precisamos aproximar mais a instituição dos municípios até mesmo para criar uma energia, não gerar dúvidas e para que possamos estar de mãos dadas, assim como estamos com todos os seguimentos da Bahia”, concluiu o presidente ao evidenciar a importância do Censo Agropecuário no sentido de “nortear os gestores na hora de pedir recursos”.

“Os dados produzidos pelo IBGE e por outras instituições públicas são o que nos permitem planejar com precisão, identificar desigualdades, antecipar demandas e construir políticas mais justas. A Bahia vem investindo fortemente no uso de bases oficiais para organizar iniciativas nas áreas estratégicas do Estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A interdependência entre o Instituto e as gestões locais foi ressaltada pelo presidente Marcio Pochmann. “O IBGE precisa dos municípios e os municípios precisam do IBGE. Eles são importantes para projetos fundamentais como a realização do Censo Demográfico e o Agropecuário que vai a campo. O prefeito conhece a realidade do local e tem sido um parceiro muito importante. E a nova fase é o IBGE mais presente nos municípios brasileiros”.
Ao longo de três dias, especialistas, gestores públicos, instituições nacionais e internacionais e usuários de informações oficiais contribuem para a construção do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026–2030, que definirá diretrizes para a produção, integração e uso estratégico de dados no país.
A conferência posiciona a Bahia como centro do debate nacional sobre soberania, governança e integração de dados, reunindo diferentes setores com o objetivo de modernizar a base estatística e geográfica brasileira.
Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, FIEB, Senai Cimatec, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a UPB, a CONFEST/CONFEGE conta ainda com patrocínio do Serpro e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).


