Fortalecer a participação e dar voz a diferentes lideranças. Esse é o objetivo do sistema de revezamento na presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), que entrou em vigor em 1º de setembro, inaugurando uma fase marcada pela pluralidade, integração e fortalecimento do movimento municipalista baiano.
A iniciativa, idealizada pelo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, transforma a liderança da entidade em um espaço mais coletivo, democrático e conectado ao dia a dia das gestões municipais. O modelo permite que diferentes diretores assumam temporariamente a presidência, ampliando a representatividade e garantindo que vozes de diversas regiões estejam presentes nas decisões.
A primeira a assumir o comando foi a diretora de Serviços e prefeita de Mucugê, Ana Hora Medrado, que abriu oficialmente o novo ciclo da entidade. Em seguida, a presidência passou a ser ocupada pelos demais integrantes da Diretoria: a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga; o prefeito de Ipecaetá, Júnior Piaggio; o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha; o prefeito de Medeiros Neto e vice-presidente da UPB, Beto Pinto; o prefeito de Inhambupe, Hugo de Leonidas; a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares; o prefeito de Caém, Arnaldinho Oliveira; e o prefeito de Várzea da Roça e secretário da UPB, Danillo Salles. Juntos, os nove gestores conduzem a UPB ao longo do mês, reforçando a integração entre diretoria e municípios.
O revezamento na Presidência da UPB fortalece o papel da Diretoria nas tomadas de decisões, ampliando a participação e consolidando o compromisso com a unidade no movimento municipalista baiano. Ao compartilhar a liderança, a UPB reafirma que a construção de soluções para os municípios passa, necessariamente, pela escuta ativa, pelo diálogo regionalizado e pela atuação conjunta.
Além dos revezamentos a participação dos diretores da UPB em representações da entidade nos eventos ajudou a expandir a participação da entidade dos diversos espaços de diálogos públicos. O novo formato marca um avanço na forma de gerir a entidade e simboliza uma UPB ainda mais próxima, participativa e comprometida com a defesa do municipalismo na Bahia.


