A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc encerra 2025 com um balanço positivo, marcado por importantes avanços na infraestrutura das unidades escolares e pelo lançamento de programas estratégicos voltados à melhoria da aprendizagem e ao incentivo à leitura. As ações refletem o compromisso da gestão municipal em melhorar os indicadores educacionais de Juazeiro.
Entre os destaques da infraestrutura, está a inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, uma unidade completamente modernizada, com uma área de 11.606m² e investimento de R$ 6 milhões em recursos próprios do município. “A escola ficou completamente diferente. A gente chega e sente orgulho. Eu nunca imaginei que teríamos uma estrutura tão grande, tão bonita e com tantos espaços novos”, pontua o estudante Lucas Almeida.
Outro marco importante foi a entrega da Escola Municipal Maria Amélia de Souza Oliveira, a nova escola da comunidade do Sabiá II, e o lançamento do programa Tô na Área, iniciativa que leva infraestrutura e prática esportiva para as comunidades de Juazeiro. Por meio do programa, o município já entregou três quadras (Itaberaba, Tabuleiro e Piranga) e tem mais duas com obras em execução (Itamotinga e Antônio Conselheiro). Até 2028 serão 22 quadras totalmente reformadas.
Estudante da Escola Municipal Professor Pedro Raimundo Rodrigues Rego, escola vinculada à quadra do bairro Piranga, Kalebe Evangelista falou da sua alegria ao encontrar o espaço reformado. “Eu gosto muito de jogar futebol e ficava triste quando chegava na quadra. Antes ela era toda suja, riscada, não dava para fazer nada. Agora ficou linda”, conta o estudante.
Nesse pacote de obras, tem também a construção de 30 creches até o final de 2028, sendo que 9 delas já estão em licitação e serão construídas nos bairros Jardim Novo Encontro, Jardim Primavera, Sol Levante, Piranga (2 unidades), nos residenciais Brisa da Serra, Mairi e São Francisco e no distrito de Maniçoba. Já o Minha Escola Bonita vem promovendo a reforma de unidades escolares a fim de oferecer uma escolha mais acolhedora com infraestrutura adequada para os estudantes. As obras do programa já começaram nas escolas municipais CSU, Professora Maria Franca Pires, Antonílio da França Cardoso e Antônio Francisco.
Incentivo à leitura e fortalecimento da alfabetização
O incentivo à leitura também ganhou protagonismo com a implementação do programa Juá Literária, entre seus diversos projetos, a iniciativa foi responsável por instituir a atuação dos agentes literários nas escolas municipais, dando protagonismo aos estudantes que são mobilizadores da leitura, e realizou o primeiro festival de arte e literatura de Juazeiro, com a participação de mais de 80 mil pessoas, 80 atrações, lançamento de aproximadamente 40 livros e movimentação financeira de cerca de R$ 6 milhões. Em sua primeira edição, o festival já foi considerado o maior do Nordeste.
Aluna do 5º ano na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Valdete Bispo Gama Serafim (ERUM), Maria Eduarda Lopes da Silva está adorando ser agente literária. “Eu estou achando esse projeto super legal porque tem muitos colegas que ainda não conseguem ler fluentemente, então o nosso trabalho na escola vai ajudá-los a desenvolver a sua leitura. É muito bom a gente aprender e poder passar para os amigos”, frisa a estudante.
Outro avanço significativo foi o lançamento do programa Alfabetiza Juazeiro, iniciativa que está chegando para mudar a realidade da alfabetização no município. Atrelado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/CNCA e ao programa Bahia Alfabetizada, o Alfabetiza Juazeiro reúne um conjunto de ações estruturadas para elevar a qualidade do ensino no município e assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.
—
Ascom/PMJ


