UPB e Embasa alinham execução e acompanhamento das obras de saneamento do Novo PAC

Encontro definiu diretrizes para o planejamento, monitoramento e avanço das intervenções nos municípios baianos

Com o objetivo de discutir o planejamento, a execução e o acompanhamento das obras de saneamento básico nos municípios baianos, previstas no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o presidente interino da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Ituberá e diretor da entidade, Reges Aragão, se reuniu na manhã desta quinta-feira (8) com o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida.

Durante a reunião, foram apresentadas e analisadas as obras programadas e os municípios contemplados pelo Novo PAC, além do alinhamento institucional quanto às prioridades e diretrizes para a execução das intervenções. Também foram identificados pontos estratégicos que demandam acompanhamento prioritário, reforçando a necessidade de monitoramento contínuo para garantir prazos, qualidade técnica e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Ficou definido o acompanhamento das obras de saneamento básico pela UPB, bem como a realização de reuniões mensais com a participação da UPB e a Embasa para apresentação do panorama geral do andamento das intervenções. Também serão realizadas reuniões específicas com prefeitos ou equipes técnicas municipais, sempre que houver necessidade de aprofundamento em projetos pontuais.

“Vamos designar um representante da UPB para fazer o acompanhamento direto das obras e, se um prefeito precisar de uma informação específica, também vamos assegurar esse atendimento”, explicou Reges Aragão.

O encontro consolidou o alinhamento institucional entre a Embasa, a UPB e a administração pública, reforçando a importância de uma governança estruturada e de um acompanhamento sistemático das obras. Os encaminhamentos definidos permitirão maior controle, transparência e efetividade na execução das ações previstas no âmbito do Novo PAC, assegurando benefícios diretos à população dos municípios baianos.

Veja mais