O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues durante agenda de entregas em Wagner, na Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (14). O município, que é um dos 80 que estão em situação de emergência por conta da estiagem prolongada, celebrou a implantação de um novo poço interligado ao sistema de abastecimento de água. Outros 13 poços serão perfurados em localidades dos municípios de Lençóis, Wagner e Lajedinho. Jerônimo Rodrigues também anunciou a construção de seis barragens no Rio Utinga para evitar o esvaziamento no rio em períodos de seca.
“Estamos vivendo um momento difícil, mas contamos com a sensibilidade do governador, que de forma rápida, em menos três dias, o governo abriu esse poço para garantir o abastecimento em Wagner. Também garantiu os barramentos do Rio Utinga, uma ação fundamental para que a seca não volte a cortar o rio, como acontece hoje”, destacou Wilson Cardoso. O gestor também sugeriu um mutirão com as máquinas dos consórcios, as máquinas de Andaraí, Bonito, Wagner e dos municípios vizinhos para trabalhar junto com órgãos do governo para ações de limpeza das aguadas e construções de barragens.
As iniciativas visam fortalecer a segurança hídrica na região, garante o governador. “A pauta aqui é muito justa e integradora. Estamos falando de água. Me comprometi e estou cumprindo, fazer as entregas e os anúncios que darão solução ao abastecimento de água, tanto na sede quanto em comunidades rurais, em povoados”, pontuou Jerônimo Rodrigues.
“Essa é uma luta que não é só de Wagner, é de toda a Chapada, que sofre com a estiagem, mas tenho certeza que vamos enfrentar isso juntos e vamos vencer esse problema”, assegurou o prefeito de Wagner, Thiago Ladeia. O novo poço, implantado no município pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), representa um investimento de R$ 359 mil e é parte de um esforço da gestão estadual para mitigar os efeitos da longa estiagem, garantindo que a população tenha acesso a água potável e em quantidade suficiente para atender a demanda.
A comitiva do governador e os prefeitos visitaram ainda o assentamento São Sebastião, uma das comunidades afetadas pela escassez do recurso hídrico. Na oportunidade, os moradores relataram as dificuldades enfrentadas pela falta de água para consumo humano e irrigação. Eles conheceram os projetos e ações da gestão estadual realizadas para mitigar os efeitos da estiagem.
Com Informações da Secom/GOVBA
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA