O ano de 2025 marca os 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Globo Repórter, programa jornalístico da TV Globo, desembarca na região famosa por trilhas e cachoeiras para contar muitas histórias aos telespectadores. A edição vai ao ar na próxima sexta-feira (2), após a novela Vale Tudo, e vai mostrar que as terras que um dia foram garimpos passaram por inúmeras transformações.
Depois da busca por diamantes e outras pedras preciosas, surgiu o turismo e, com ele, inúmeras possibilidades. Nas terras férteis nasceram plantações de morangos, amoras e outras frutas vermelhas, além de vinícolas com rótulos premiados.
O programa apresentará um orquidário, com mais de 1600 espécies nativas preservadas e espaço para voltar a ser criança, brincar de balanço e até voar de balão de frente para o Morro do Pai Inácio, principal cartão postal da região.
O Globo Repórter destacará também a sempre-viva, flor típica da Chapada Diamantina, um passeio de barco pelo Pantanal dos Marimbus, o desenvolvimento de jogos educativos em uma comunidade quilombola e o trabalho de preservação ambiental, como um todo, necessário para manter o ecossistema de modo sustentável.
Durante quase 20 dias, a reportagem percorreu vários municípios e visitou lugares famosos, como a Fazenda Pratinha, em Iraquara, com grutas de água cristalina e muita aventura, e um mosteiro em Mundo Novo, onde o silêncio dos monges atrai quem busca uma ligação especial com o divino e desligamento da agitação dos grandes centros urbanos.
Fonte: G1