A União dos Municípios da Bahia (UPB) participou, nesta terça-feira (12) do Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, realizado com o objetivo de alinhar estratégias para o fortalecimento da alfabetização no estado. Durante o evento, o presidente da entidade, Wilson Cardoso, defendeu a implementação de um monitoramento constante para intensificar o acompanhamento pedagógico das crianças e a realização de um mapeamento da vulnerabilidade social. A proposta é identificar a realidade de cada estudante para que sejam definidas ações específicas de apoio que garantam melhores resultados.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou que é fundamental o trabalho conjunto entre a Secretaria Estadual da Educação, a própria UPB, as prefeituras, os secretários municipais de Educação e toda a equipe pedagógica, além do estreitamento do diálogo com a APLB para o acompanhamento e valorização dos professores. Entre as ações sugeridas, estão reuniões regionais com 30 prefeituras, reunindo prefeitos, secretários e equipes técnicas para fortalecer a gestão municipal, a realização de olimpíadas de matemática, premiação para alunos que mais lerem livros e gratificações para professores — estas últimas por meio de projetos enviados às câmaras municipais.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Helaine Souza, apresentou o plano de ação para as próximas 12 semanas, período que antecede a aplicação das avaliações. Segundo ela, a estratégia foi estruturada em duas dimensões: Plano para as escolas no qual os Diretores e coordenadores pedagógicos deverão definir como atuarão ao longo das 11 primeiras semanas para consolidar a aprendizagem; e Plano para a gestão municipal em que as Secretarias Municipais de Educação e equipes técnicas deverão apresentar estratégias para garantir a cobertura total das metas estabelecidas.
“Não há nada mirabolante, e sim a organização e o uso das ferramentas já disponíveis para garantir que o aluno aprenda”, afirmou Helaine, reforçando que o sucesso do programa depende da integração entre as esferas estadual e municipal.
O Bahia Alfabetizada é uma iniciativa que busca assegurar que todas as crianças da rede pública alcancem a alfabetização na idade certa, com foco no trabalho colaborativo entre Estado e municípios.
Participaram da reunião os prefeitos de Irajuba, Antonio Sampaio; Brotas de Macaúbas, Dr. Kleber; Sapeaçu, Ramon de Sena; e Malhada de Pedras, Beto de Preto.