UPB celebra 61 anos com união, reconhecimento e compromisso com o futuro dos municípios baianos

Evento reuniu lideranças para celebrar conquistas e traçar novos compromissos pelo municipalismo baiano

Em um encontro comemorativo que uniu passado, presente e futuro do municipalismo baiano, a União dos Municípios da Bahia (UPB) celebrou, nesta quarta-feira (13), seus 61 anos de história. A solenidade, que ocorreu na sede da instituição, reuniu o presidente atual, Wilson Cardoso, que é prefeito de Andaraí, ex-presidentes, autoridades e parceiros institucionais, em um momento de celebração, marcado por reconhecimento, união e compromisso com a defesa dos municípios.

“O Brasil aprendeu a respeitar a UPB. Quando a UPB se engaja é a certeza que o resultado vai acontecer. E os responsáveis por tudo isso são as nossas prefeitas, prefeitos, equipe e a nossa força e determinação. A Bahia, quando chega a Brasília para defender as pautas municipalistas, todos eles [deputados e senadores] respeitam”, evidenciou o presidente Wilson ao destacar o prestígio e a representatividade da entidade no cenário nacional.

O ex-presidente da UPB e atual diretor parlamentar da entidade, Zé Cocá, que é prefeito de Jequié, ressaltou o comprometimento da atual gestão e a importância do trabalho coletivo. “Você tem um sonho, Wilson, a motivação de melhorar a vida dos municípios e você tem respirado a UPB neste início de mandato. Para mim é uma honra ter participado dessa história. Em especial, eu quero agradecer a essa equipe da UPB que fez parte da minha trajetória grandiosamente”, declarou.

“A UPB não defende apenas um município, ela defende todos. Quem tem o privilégio de presidir uma instituição como esta chega a Brasília com a força e o respeito que a UPB carrega. Esta entidade é um verdadeiro vetor de desenvolvimento

dos municípios baianos”, destacou Maria Quitéria, ex-presidente da UPB e a primeira e única mulher a assumir o comando da instituição.

Em um discurso marcado por firmeza e propósito, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou a missão que guia a entidade há mais de seis décadas. “Nós só temos um objetivo, que é trabalhar para o fortalecimento do município. Temos consciência da importância dessa instituição e não podemos falhar. Precisamos representar a UPB de uma maneira que orgulhe todos os prefeitos, prefeitas e ex-presidentes que passaram por esta casa e contribuíram para que a entidade chegasse onde está hoje”, afirmou, ao complementar que a União de Verdade, slogan atual da entidade, “já existe desde a fundação da UPB”.

Ao final do discurso, ele convocou os prefeitos a assumirem um pacto firme com a educação. “Vamos assumir o compromisso de que, em novembro, teremos 60% das crianças alfabetizadas no nosso estado. O maior legado que um prefeito ou prefeita pode deixar no seu município é elevar os índices da educação”, destacou.

Outro tema abordado pelo presidente foi a aprovação da PEC 66. Wilson fez questão de agradecer a todos os deputados e senadores baianos pelo apoio à tramitação da proposta, ressaltando a importância da medida para o fortalecimento do municipalismo.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com felicitações de autoridades e parceiros institucionais. Entre as mensagens, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o compromisso da entidade. “Chegamos hoje com 61 anos da UPB com muitas conquistas e vitórias. Nesse ambiente não há derrotas. A referência que a UPB conquistou na Bahia e também nas agendas nacionais e internacionais é motivo de orgulho. Sinto-me honrado por estar governador neste momento e ter a parceria desta instituição”, resumiu.

O senador Otto Alencar também reforçou o reconhecimento à instituição. “Parabéns à UPB e a todos que trabalham e lutam pelo engrandecimento dos municípios e da nossa Bahia.”

 

Veja mais